Confira quatros receitas diferentes para preparar seu bacalhau na Semana Santa


Confira as quatro receitas diferentes do prato que não pode faltar nas mesas na Semana Santa: Bacalhau

Bacalhau da Rampinha, do Rancho Português 

Foto: Marcelo Cabral/Divulgação

Serve até três pessoas

 Ingredientes

1,200 kg de bacalhau Morhua

 400ml de azeite extra-virgem
 300g de batata portuguesa
 100g de azeitonas pretas com caroço
 100g de alho frito no azeite
 2 cebolas fatiadas douradas no azeite quente por 10 minutos

Modo de preparo:

 Primeiro, dessalgue o bacalhau, o colocando de molho em água por 7 dias na geladeira, trocando a água duas vezes ao dia. Doure as postas de bacalhau no azeite por 10 minutos.Após dourar, o bacalhau deve ser assado ao forno com bastante azeite por 15 minutos a 150 graus.

Montagem:

 Em uma travessa, coloque as postas de bacalhau, com as batatas portuguesas, alho, cebola e salsa. Regue a travessa com o mesmo azeite no qual o bacalhau foi assado ao forno e sirva.


Bacalhau da Dona Rosa, do Adegão Português 

Serve 3 pessoas

 Ingredientes:

800 gramas de posta de bacalhau dessalgado

 Meio talo de alho poró
 9 camarões médios limpos e descascados
 50 gramas de cenoura cozida e cortada em bastão
 50 gramas de vagem cozida e cortada em bastão
 1 colher de sopa de cebola picada
 1 dente de alho picado
 1 batata cozida cortada em quatro
 Sal à gosto
 Azeite à gosto

Modo de Preparo:

 Pré-aqueça o forno em 230 graus durante 20 minutos. Coloque o bacalhau em uma travessa e regue-o com bastante azeite; ponha para assar no forno durante 30 minutos. Quando estiver faltando 10 minutos, adicione o tomate e a batata para cozinhar junto ao bacalhau. Enquanto isso, em uma frigideira, coloque o alho e a cebola para dourar no azeite. Em seguida, coloque a cenoura e a vagem para refogar. Tempere com sal à gosto e reserve. Em outra panela, adicione o azeite, o camarão e o alho poró. Cozinhe. Adicione sal à gosto e reserve.

Montagem do prato:

 Retire o bacalhau do forno junto da batata e do tomate. Transfira para uma travessa o bacalhau, o tomate e a batata. Ao lado, coloque a cenoura e a vagem já temperados. Para finalizar, regue a posta do bacalhau com o molho de camarão e alho poró por cima. Sirva.


Bacalhau com Natas do Antiquarius 

 

Serve uma porção

 Ingredientes:

300g de posta de bacalhau

 1 cebola grande
 1 batata inglesa grande
 300ml de creme de leite fresco
 50g queijo parmesão ralado
 1 colher de sopa de maizena
 Modo de preparo:

Cozinhe a posta com 300g de bacalhau em fogo baixo (180°C) por 5 min, após fervura da água. Reserve. Em seguida, desfie 150g do bacalhau cozido e as outras 150g deixe em lascas. Corte a cebola à francesa e frite na frigideira com azeite. Reserve. Descasque e corte a batata crua em cubos e frite no óleo. Reserve. Em uma panela, ferva o creme de leite fresco em fogo baixo (180°C) e acrescente 1 colher de sopa de maizena. Ferva por 5min até engrossar. Despeje o creme de leite engrossado e aquecido em uma tigelinha de barro ou de cerâmica. Em seguida, misture o bacalhau desfiado com as cebolas e as batatas e forre o recipiente. Acrescente mais uma camada de creme de leite e os outros 150g de bacalhau em lascas. Finalize com mais creme de leite e parmesão ralado. Leve ao forno por 5min em fogo baixo (180 °C) até gratinar e sirva.


Bacalhau à Portuguesa, da Gruta de Sto Antônio – Divulgação

Rende 6 porções

 Ingredientes

2 Kg de batata
3 cebolas médias
1,5 kg de bacalhau
6 ovos
2 molhos de couve ou de brócolis
3 dentes de alho
1 xícara de azeite para fritar

Modo de preparo:

 Coloque no fogo uma panela com as batatas descascadas e cortadas ao meio no sentido do comprimento. Quando estiverem fervendo, acrescente as cebolas, o bacalhau e os ovos. Quando a espinha do bacalhau começar a se soltar, retire do fogo, escorra e reserve. Volte com a água escorrida para o fogo, deixe ferver novamente e junte a couve, deixando cozer sem tampa. Sirva tudo em uma travessa: primeiro as batatas, a couve, depois o bacalhau. Corte os ovos ao meio, distribua-os pela travessa e despeje o alho por cima cru ou frito.


Publicidade
https://www.youtube.com/watch?v=GS1sY2mcDRQ&feature=youtu.be