Saque aniversário do FGTS já está disponível para beneficiários nascidos em janeiro

A partir de 2 de janeiro, trabalhadores nascidos em janeiro poderão retirar os recursos do saque-aniversário do FGTS de 2025. A modalidade, instituída em 2020, permite que os trabalhadores retirem parte do saldo do FGTS anualmente no mês do seu aniversário. A adesão é opcional e deve ser feita pelo aplicativo ou site do FGTS.

O valor do saque-aniversário é calculado com base em uma alíquota que varia de 5% a 50% sobre a soma dos saldos das contas do trabalhador no FGTS, incluindo empregos ativos e inativos, além de uma parcela adicional.

Os beneficiários têm um prazo de dois meses para sacar os valores. Ao optar por essa modalidade, o trabalhador perde o direito ao saque-rescisão em caso de demissão sem justa causa.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, defendeu a extinção do saque-aniversário, alegando que desvirtua a função do FGTS como proteção em casos de demissão. Ele propôs a criação de mecanismos alternativos para garantir crédito acessível ao trabalhador, preservando o fundo como um instrumento de proteção.

Mais de 9 milhões de trabalhadores demitidos sem justa causa aderiram ao saque-aniversário em 2024, perdendo o direito ao saque-rescisão.

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

Um corpo de uma mulher que apresentava diversos perfurações semelhante a disparos...

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira (28) as diretrizes e...

Uma motorista de caminhão morreu vítima de acidente na Rodovia Santos Dumont...

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou nas redes sociais que 3.255 estudantes de...

Confira todas as categorias