Estiagem prolongada provoca morte de animais na zona rural de Feira de Santana

Produtores rurais do distrito de Governador João Durval Carneiro, conhecido como Ipuaçu, na zona rural de Feira de Santana, sofrem os impactos da estiagem que atinge a região.

Cisternas vazias, pasto seco e falta de alimentos para os animais são reflexos da escassez prolongada, classificada pela Defesa Civil do município como desastre de nível 2.

Em outubro de 2024, a Prefeitura de Feira de Santana decretou situação de emergência nas áreas afetadas pela estiagem.

A validade do documento é de 180 dias e vence em abril deste ano. Mesmo depois da medida, os produtores rurais dizem que não receberam assistência.

“Infelizmente, nada chegou para solucionar este momento difícil que estamos enfrentando. Nem para o produtor, nem para os animais”, disse a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Adriana Nascimento, em entrevista a TV Subaé, afiliada da TV Bahia na região.

Sem chuvas na região há meses, a safra plantada pela agricultora Antônia Oliveira, que mora na comunidade Caroá, foi perdida. Além das perdas no plantio, animais também morreram por falta de água e comida. No final de janeiro, a agricultora Joana Pereira perdeu três vacas e um cavalo.

Confira a matéria completa aqui

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

Com o compromisso de incentivar o crescimento econômico e apoiar os pequenos...

No combate às fraudes veiculares, policiais rodoviários federais apreenderam duas motocicletas adulteradas...

Nesta quinta-feira (12), uma mulher foi detida após acorrentar o filho de...

Um homem foi assassinado a tiros na noite deste domingo (26), na...

Confira todas as categorias