Vítimas de terremoto em Mianmar sobem para 694 mortos e 1.670 feridos

Na sexta-feira, as autoridades militares fizeram um apelo excepcional à ajuda internacional, devido à gravidade dos danos humanos e materiais.

A União Europeia anunciou uma ajuda de 2,5 milhões de euros a Myanmar e mobilizou seu programa de observação por satélite para auxiliar no resgate das vítimas do terremoto.

Também na sexta-feira, várias organizações internacionais ofereceram assistência, incluindo a Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização Mundial da Saúde (OMS), os Médicos Sem Fronteiras e os Estados Unidos.

O terremoto ocorreu às 12h50 (06h20 em Lisboa), a uma profundidade de 10 quilômetros (km), com epicentro localizado a cerca de 17 km de Mandalay, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que monitora a atividade sísmica em todo o mundo.

Mandalay é a segunda maior cidade de Myanmar, com 1,2 milhão de habitantes, localizada a 270 km ao norte da capital, Naypyidaw.

Em Bangcoc, na Tailândia, a cerca de mil quilômetros de distância, foram registradas até o momento 10 mortes e 100 desaparecidos.

O terremoto também foi sentido em várias cidades do sul da província chinesa de Yunnan, embora, até agora, os danos tenham sido pouco significativos.

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

Situada no Baixo Sul baiano, a cidade de Camamu vive um momento...

Um acidente entre um veículo de passeio e uma carreta deixou pessoas...

Na manhã desta terça-feira (25), ocorreu um acidente na BR-101, próximo ao...

Confira todas as categorias