Bolsonaro critica fala de Jerônimo Rodrigues e acusa silêncio institucional diante de “discurso de ódio”

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reagiu nesta segunda-feira (5) à declaração do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), feita durante um evento público na última sexta-feira (2), no distrito de Soares, no município de América Dourada.

Na ocasião, o governador afirmou que os apoiadores de Bolsonaro “poderiam ser levados para a vala por uma retroescavadeira”.

A declaração ocorreu durante a entrega de uma escola estadual na zona rural e gerou forte reação do ex-presidente, que classificou o comentário como um “discurso carregado de ódio”.

Em publicação nas redes sociais, Bolsonaro cobrou posicionamento de instituições como o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Polícia Federal, além de questionar a ausência de providências legais. “Mas nada aconteceu”, escreveu o ex-presidente. “Imagine se um apoiador de Bolsonaro dissesse algo remotamente parecido. Seria manchete, seria prisão, seria processo por ‘discurso golpista’.

O padrão é claro: só há crime quando convém ao sistema”, completou. Bolsonaro também afirmou que declarações como essa, quando partem de autoridades, contribuem para normalizar o ódio e fomentar a violência política. “É a institucionalização da barbárie com o verniz de ‘liberdade de expressão progressista’”, escreveu.

Na fala que motivou a reação, o governador Jerônimo Rodrigues disse: “Bota uma enchedeira. Sabe o que é uma enchedeira? Uma retroescavadeira. Bota e leva tudo pra vala”, ao comentar sobre os custos deixados pelo governo Bolsonaro. O trecho gerou críticas de parlamentares da oposição nas redes sociais.

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

José Henrique, de 14 anos, está desaparecido desde a tarde do último...

Irmãos gêmeos de dois anos morreram após serem atropelados pelo próprio pai...

Em Ipiaú, um indivíduo não identificado foi agredido por moradores após um...

Confira todas as categorias