Cantor baiano participa de evento online e gratuito

Uelbert Conceição, cantor, conhecido como Uel, é o novo talento do samba genuinamente soteropolitano, nascido e criado na Cidade Baixa, trilhou seus primeiros passos no universo da arte, aos 10 anos, na Legião da Boa Vontade (LBV), onde teve o primeiro e fundamental contato com a música, através das oficinas de canto, flauta e violão. Essa experiência marcante na LBV plantou a semente de sua paixão musical, que floresceu ainda mais tarde, aos 13 anos, quando ingressou no CRIA (Centro de Referência Integral de Adolescentes), onde o teatro musical refinou suas habilidades e solidificou a decisão de dedicar a vida à música e se tornar um cantor.

Hoje, aos 24 anos, com um timbre de voz singular que exala a energia do samba da Bahia, Uel é um artista do povo que carrega a batida e a força do ritmo na alma. Esse talento alcança mais de 300 milhões de seguidores nas redes sociais e números expressivos nas plataformas de streaming, em visualizações de vídeos e recebendo o reconhecimento de grandes nomes da música brasileira, como Glória Groove, Jorge Aragão, Belo, entre outros.

No próximo dia 23 de maio, Uel participa da 4ª edição on-line do Mesacast Social, promovido pela LBV, das 10 às 12 horas, ao vivo pelo YouTube, no perfil @LBVBrasil. O evento que faz parte das celebrações dos 75 anos de fundação da LBV, tem como tema *“Narrativas da Assistência Social: experiências de luta e o empoderamento das populações vulnerabilizadas”* e é voltado a trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), gestores, pesquisadores, estudantes e demais interessados na temática.

A proposta desta edição é dar visibilidade às experiências reais vividas por profissionais e usuários da assistência social, promovendo a troca de saberes, a reflexão crítica e a construção coletiva de estratégias para qualificar ainda mais as práticas do setor. Mais do que apresentar conceitos teóricos, o Mesacast busca ouvir as vozes que atuam na linha de frente do atendimento, as quais enfrentam diariamente os desafios das desigualdades sociais, das vulnerabilidades e da defesa dos direitos sociais, socioassistenciais e humanos.

Para a roda de conversa, o Mesacast receberá, além do *Uel,* cantor e ex-atendido pelo Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, unidade do bairro Ribeira, em Salvador/BA, a *Camila Gibin*, assistente social e educadora popular, doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com experiência em serviços e projetos sociais na área da Assistência Social e dos Direitos Humanos; atualmente, ela compõe o Núcleo de Estudo e Pesquisa Popular Samaúma (@nucleosamauma). Participarão também da *Michelle Patrici Lisboa*, psicóloga formada pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e pós-graduada em Gestalt-terapia (FASU, 2022), com 20 anos de experiência na área, sendo 14 deles dedicados à Assistência Social, e há 11 anos atuando no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na LBV.

O evento será estruturado em três eixos principais, que se mesclarão durante os diálogos:

• Conceitos e fundamentos: abordagens sobre desigualdade, empoderamento, ética e direitos socioassistenciais;

• Vivências profissionais: relatos sobre resistência às violações de direitos e enfrentamento de desigualdades sociais; e

• Construção de estratégias: práticas coletivas para consolidação e ampliação de direitos.

Durante o bate-papo, serão abordados assuntos como:

• Construção de vínculos profissionais diante de contextos fragilizados;

• Mediação entre usuários e a rede de proteção em situações de precariedade;

• Articulação intersetorial para garantia de direitos;

• Promoção do protagonismo e da autonomia das populações atendidas;

• Mobilização social como instrumento de transformação; e

• A luta contra o estigma e a precarização da assistência social.

Um olhar humanizado sobre a Assistência Social

O Mesacast Social reforça a importância de reconhecer que a efetivação das políticas públicas não se limita à legislação, mas acontece no cotidiano, no encontro entre trabalhadores e usuários, nas decisões compartilhadas e na resistência diante das injustiças. Com base em experiências concretas, o evento visa aprofundar a compreensão sobre a complexidade do trabalho no SUAS, inspirando novas formas de agir e pensar a assistência social — sempre com o olhar voltado para a garantia de direitos e o fortalecimento da cidadania.

Participe e fortaleça essa rede!

Evento: MesaCast da Legião da Boa Vontade (LBV).

Data: 23 de maio de 2025 | *Horário:* das 10 às 12 horas

Tema: “Narrativas da Assistência Social: experiências de luta e o empoderamento das populações vulnerabilizadas”.

Para quem: trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), gestores, pesquisadores, estudantes e demais interessados na temática.

Transmissão on-line: Canal da LBV Brasil no YouTube (@lbvbrasil)

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

Um carro caiu no mar na Praia do Cristo, em Ilhéus, no...

O Partido dos Trabalhadores da Bahia promoverá, nesta segunda-feira (13), às 09...

Campeões no quesito de reclamações das pessoas que trafegam pela estrada que...

Um homem, com mandado de prisão em aberto por homicídio no município...

Confira todas as categorias