A Secretaria Municipal da Cultura de Piraí do Norte realizou, nesta sexta-feira (23), um encontro voltado à construção coletiva das políticas culturais do município. O evento foi promovido em parceria com o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), e contou com a presença da Representante Territorial de Cultura do Baixo Sul, Jhessy Coutinho.
Reunindo artistas, representantes da cultura local e membros da sociedade civil, o encontro teve ampla participação popular e marcou um passo importante para a estruturação do Sistema Municipal de Cultura. Participaram cantores, músicos e instrumentistas, artesãos, mestres de capoeira, representantes do terno de reis, integrantes de quadrilhas juninas, além de lideranças evangélicas e representantes de religiões de matriz africana.
Na pauta, dois temas centrais: a criação do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) e a realização de uma escuta pública sobre a aplicação da Lei Aldir Blanc — ciclo 2, que integra o Plano Nacional de Cultura. A formação do CMPC foi aprovada por aclamação, com a participação ativa dos diferentes segmentos culturais presentes.
“A criação do conselho municipal de política cultural foi decidida pelo povo e para o povo. É um passo inicial e fundamental na construção do sistema municipal de cultura de Piraí do Norte”, afirmou Jhessy Coutinho.
A secretária municipal da Cultura, Arlinda Guimarães, avaliou que a instalação do conselho representa um novo momento para a política cultural local, com a organização das demandas da comunidade artística e a valorização das expressões culturais do município.
O prefeito de Piraí do Norte, Dr. Fabiano, destacou a importância do CMPC. Segundo ele, sua gestão está empenhada em promover a visibilidade da cultura local, fomentar políticas públicas voltadas a todos os meios culturais e fortalecer os espaços e representatividades culturais existentes no município.