Caminhão que transportava carga de cimento sem nota fiscal e com excesso de peso é apreendido
Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) reteve um caminhão com excesso de peso e sem a nota fiscal correspondente à carga, em uma fiscalização na sexta-feira, 30 de maio.

O veículo foi abordado no KM 599 da BR 324, em Simões Filho.

Os policiais pararam um DAF/CF FAC310, que transportava 560 sacos de cimento de 50Kg que estavam desacompanhados da documentação fiscal comprobatória, o que configura crime fiscal e tributário. Foi verificado também o excesso de 9 toneladas.

Diante dos fatos, o veículo foi autuado pela PRF e fiscais fazendários. Ele ficou retido para transbordo da carga excedente, por risco de trazer dano ao pavimento asfáltico e também para a segurança do trânsito.

Com vistas a auferir mais lucros, muitas empresas acabam colocando toneladas de excesso de peso nos caminhões, inclusive, ajustam as carrocerias para carregar mais mercadorias. Estudos apontam que o excesso de peso diminui em 50% a vida útil das estradas.

Os danos causados ao pavimento deixam trilhas de rodas ou afundamento do asfalto, que interferem na dirigibilidade de veículos de passeio, como automóveis e motocicletas.

Entre os principais problemas ocasionados pelos veículos com carga acima do permitido está a elevação dos poluentes na atmosfera, causados pelo aumento do consumo de diesel. Essa conduta causa ainda desgaste mais rápido nos veículos, principalmente pneus, suspensão, feixes de mola e até empenamento do chassi.

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

“A caçada contra nós começou”, dispara deputado Samuel Júnior sobre decisão de...

A prefeitura de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, abriu...

Os pagamentos do Bolsa Família referentes a julho de 2025 começam na...

Confira todas as categorias