Um menino, identificado como Amador Flores Vargas, de 12 anos, não resistiu a uma grave infecção causada por piolhos hematófagos na cidade de Sabinas, no estado mexicano de Coahuila.
O garoto chegou ao Hospital Materno Infantil de Coahuila com febre alta, desidratação severa e sinais de falência orgânica, mas o quadro já estava avançado demais para reverter.
A riquétsiose é causada por bactérias do gênero Rickettsia e pode ser transmitida ao ser humano por pulgas, carrapatos, ácaros ou piolhos. Nos casos mais graves e não tratados, a infecção pode desencadear intoxicação no sangue, falência múltipla de órgãos e levar à morte.
Entre os sintomas comuns estão: febre persistente, dores musculares, náuseas, vômitos, inchaço dos gânglios linfáticos, erupções na pele e mal-estar geral — sinais que, muitas vezes, são confundidos com infecções virais comuns.
No caso de Amador, os médicos suspeitam que ele já estivesse infectado há pelo menos oito dias antes de ser levado ao hospital. Apesar de ter recebido antibióticos em regime de emergência, o quadro evoluiu rapidamente para choque séptico, levando à morte no dia 2 de junho.