Prefeitura de Teolândia promove curso de enxertia de cacaueiros para mulheres

Teolândia: Prefeitura promove curso de capacitação voltado para mulheres

Com o objetivo de orientar as produtoras rurais sobre novas técnicas de produção de mudas e aplicação correta da enxertia na cacauicultura, a Prefeitura de Teolândia, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Sindicato Rural de Gandu e o SENAR, promoveu um curso de enxertia de cacaueiros.

Durante o encontro, as participantes tiveram acesso ao conteúdo teórico e prático, sobre os tipos de enxertia, informações sobre o período certo para a colheita do fruto e o preparo das hastes das plantas.

A técnica de enxertia consiste na união do tecido de duas plantas diferentes, denominadas nesse processo como o enxerto, sendo este chamado popularmente de “garfo” ou “cavaleiro” e o porta-enxerto, conhecido como “cavalo” ou “cavalinho”. As plantas são unidas para continuarem crescendo como uma só e o objetivo desse processo é unir as raízes fortes com a copa produtiva. Este processo pode ser realizado, em geral, por vários motivos, como resistência a doenças e pragas, aumento de produtividade, melhoria da qualidade, entre outros.

“É gratificante ver a capacitação chegando a quem mais precisa. Quero reforçar que essa iniciativa continuará e se expandirá para outras regiões do nosso município”, destacou a prefeita Rosa.

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

O Serviço de Intermediação para o Trabalho – SINE Bahia – divulgou...

Um caminhão transportando pelas peças de bicicletas tombou na Rodovia Santos Dumont...

Ana Victória, de oito anos, foi morta após ser espancada pelo próprio...

A Prefeitura de Valença, em um ato de posse realizado nesta quarta-feira...

Confira todas as categorias
BRASILEIRÃO 2025
Campeonato Brasileiro Classificação 2025