A família de Nazilda Oliveira dos Santos, moradora do Gereba, zona rural de Valença, vive dias de angústia. A paciente deu entrada na Santa Casa de Misericórdia de Valença na última quinta-feira (26/06), apresentando quadro que exige internação em unidade especializada em saúde mental.
O número de regulação foi emitido no dia 27/06 (sexta-feira), mas até agora, nenhuma vaga foi disponibilizada. A paciente segue internada sem o suporte adequado, enquanto a família cobra urgência dos órgãos responsáveis.
“A garantia do direito constitucional à saúde inclui o cuidado à saúde mental. É um dever do Estado oferecer condições dignas de tratamento”, afirma um familiar, que busca respostas.
O caso de Nazilda evidencia a falta de estrutura do sistema de regulação de leitos psiquiátricos e a fragilidade do cuidado com a saúde mental no interior da Bahia.
A família pede apoio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), do Ministério Público e demais autoridades para garantirem o atendimento digno e humanizado que Nazilda tem direito por lei.
Número da regulação: 4504080