A desaprovação ao governo do presidente Lula (PT) subiu de 56% para 57% entre os eleitores brasileiros, segundo a nova pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (4).
Já a aprovação foi de 41% para 40%, o menor nível registrado até agora. Ambas as variações ocorreram dentro da margem de erro.
O levantamento da Quaest questionou aos eleitores como eles avaliam o governo Lula no geral.
Houve oscilação tanto entre quem avalia o governo como negativo quanto quem considera positivo.
Veja os números:
Positivo: 26% (eram 27% em janeiro)
Negativo: 43% (eram 41%)
Regular: 28% (eram 29%)
Não sabe/não respondeu: 3% (eram 3%)
Questionados sobre o escândalo do INSS e o aumento no Imposto sobre Operações Financeiras, 31% dos entrevistados afirmaram que o governo Lula é o principal responsável pelo desvio de dinheiro de aposentados e pensionistas e 9% disseram que foi Bolsonaro.
Sobre o IOF, 50% dizem que o governo errou ao manter ao aumento para compra de dólares.
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 29 de maio e 1º de junho. Foram entrevistadas 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em todo o Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Aprovação no Nordeste
No recorte regional, o Nordeste mantém o maior apoio a Lula: 53% aprovam o governo, ante 54% em junho. A desaprovação na região é de 44%. A margem de erro neste segmento é de quatro pontos percentuais.
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 10 e 14 de julho, em todo o país. O nível de confiança é de 95%.