48% acham que Bolsonaro deveria ser preso por tentativa de golpe; 46% são contra, diz Datafolha

Nova pesquisa Datafolha aponta que 48% dos brasileiros querem que Jair Bolsonaro (PL) seja preso após julgamento da tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, enquanto 46% são contra prisão do ex-presidente.

Variação ocorre dentro da margem de erro, mostrando empate técnico entre favoráveis e contrários. Dados foram divulgados nessa sexta-feira (1º).

A diferença é maior, fora da margem de erro, nas repostas à pergunta sobre acreditar ou não que Bolsonaro será preso: 51% acham que prisão não ocorrerá, enquanto 40% acham que sim.

Julgamento da trama golpista que envolveu, além do ex-presidente, ex-ministros, aliados e ex-comandantes das Forças Armadas, está previsto para setembro, no Supremo Tribunal Federal (STF).

Veja perguntas da pesquisa Datafolha:

“Considerando o que foi revelado pelas investigações sobre a tentativa de golpe em 2022 e seus desdobramentos até o momento, na sua opinião, Jair Bolsonaro deveria ou não ser preso?”

48% – Sim, deveria;
46% – Não deveria;
6% – Não sabem.

“E na sua opinião, Jair Bolsonaro vai ou não ser preso?”

40% – Sim, vai ser preso;
51% – Não vai ser preso;
8% – Não sabem.

“O levantamento foi feito à luz da crise entre Estados Unidos e Brasil, com Donald Trump tendo encampado a tese de que Bolsonaro é vítima de perseguição e usado isso como justificativa para impor tarifas de importação mais altas a produtos brasileiros”, explica o Datafolha.

O instituto ouviu 2.044 pessoas nos dias 29 e 30 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais (p.p.), para mais ou menos.

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

Um depósito que estaria sendo usado como laboratório para adulteração de combustível...

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar da Bahia...

Nesta sexta-feira (9), fortes pancadas de chuva atingem a capital baiana. Desde...

No final da tarde desta segunda-feira (4), uma carreta de farinha de...

Confira todas as categorias