Valença recebe 5ª Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres do Baixo Sul

A Prefeitura de Valença, em parceria com a Faculdade Zacarias de Góes (FAZAG), por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres e Reparação Social (SEMPRE), realizou nesta terça-feira (12) a 5ª Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres (CTPM) do Território de Identidade Baixo Sul.

O encontro reuniu delegadas de vários municípios para discutir e alinhar propostas que serão levadas à etapa estadual, no fim de agosto. Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, a conferência abriu espaço para o diálogo direto entre poder público e sociedade civil sobre ações e políticas públicas voltadas às mulheres.

Para Flordolina Angélica, secretária da SEMPRE, o momento foi decisivo. “Este encontro é extremamente importante porque discutiremos a realidade do nosso território de identidade e definiremos as propostas que nossas delegadas defenderão na etapa estadual”, disse.

Também da SEMPRE, Maria Helena ressaltou que as discussões precisam se transformar em prática. “Que o resultado desse trabalho realmente reflita as prioridades que foram sinalizadas e que possamos vê-las retornar em ações concretas que impactem no enfrentamento à violência e na promoção da autonomia econômica das mulheres”, afirmou.

Já Rosélia, coordenadora do Colegiado de Desenvolvimento Territorial e representante da FASE, destacou a força da diversidade presente. “Este é um momento que reúne mulheres marisqueiras, quilombolas, agricultoras, pescadoras, negras, jovens, idosas, brancas e com deficiência para, juntas, construir propostas que atendam necessidades reais nas áreas de educação, saúde, infraestrutura, trabalho, renda e representatividade, além de combater as desigualdades e o alto índice de violência no território”, finalizou.

Durante a conferência, seis eixos temáticos guiaram os debates: participação política paritária e fortalecimento da democracia; enfrentamento às violências de gênero; autonomia econômica e mundo do trabalho; saúde integral, direitos sexuais e reprodutivos; educação não-sexista e cultura igualitária; e direito ao território e sustentabilidade. As propostas definidas seguem agora para a Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, onde serão discutidas com representantes de todo o estado.

SECOM | Prefeitura Municipal de Valença

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

Cerca de 3,8 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em março...

Um homem identificado como Evandilson ficou ferido em um acidente na tarde...

Uma paródia do famoso quadro de Leonardo Da Vinci “A Última Ceia”...

O Instituto Federal Baiano abrirá processo seletivo para o ingresso de mais...

Confira todas as categorias