Ministro Rui Costa confirma obras de macrodrenagem em Valença após pedido do prefeito Marcos Medrado

Nesta terça-feira (2), em entrevista ao programa Ligação Direta 1ª edição, da rádio Valença FM, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, confirmou que Valença será contemplada com obras de macrodrenagem pelo novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O anúncio atende a um pedido feito pelo prefeito Marcos Medrado em conversas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o próprio ministro.

Durante a entrevista, Rui Costa também destacou a importância de programas federais como o Minha Casa, Minha Vida e reforçou o papel central da educação no desenvolvimento social.

“Educação é ferramenta de transformação, por isso pedimos à família que ela vá à escola, que acompanhe a situação escolar dos seus filhos. Temos que apostar tudo na educação”, disse o ministro.

O prefeito Marcos Medrado comemorou a confirmação das obras:

“É um momento de felicidade e de grande expectativa para Valença. A macrodrenagem é uma necessidade antiga da nossa cidade e, com o apoio do presidente Lula e do ministro Rui Costa, vamos poder oferecer mais qualidade de vida à nossa população”, afirmou.

O ministro também ressaltou a importância das policlínicas regionais, informando que o governo federal vai destinar novos recursos para ampliar a realização de exames e estender os horários de atendimento, com o objetivo de reduzir as filas de espera por exames e cirurgias.

Além disso, Rui Costa destacou que hospitais e planos de saúde que têm dívidas com a União poderão quitá-las por meio da oferta de serviços de saúde, fortalecendo a rede pública de atendimento.

Sobre infraestrutura, o ministro comentou o cronograma da ponte Salvador–Itaparica, cujas obras estão previstas para iniciar no primeiro semestre de 2026. Considerada a maior obra de infraestrutura da América do Sul, a ponte deve impulsionar o turismo, melhorar a mobilidade regional e atrair novos investimentos para o Recôncavo e o Baixo Sul.

Rui Costa também falou sobre a importância da regulamentação da internet e das redes sociais, ressaltando a necessidade de coibir abusos, garantir maior controle do conteúdo que circula nas mídias digitais e combater os crimes virtuais.

O ministro comentou o início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, previsto para esta terça-feira (2), em Brasília, com base nas provas recolhidas durante as investigações.

“A impunidade é irmã gêmea da criminalidade. Isso vale para qualquer crime. Esperamos que a justiça seja feita”, afirmou o ministro.

Questionado sobre uma possível candidatura ao Senado no próximo pleito, Rui Costa disse que seu nome está colocado, a princípio, para uma vaga, mas que a decisão final será tomada em março.

Ao encerrar a entrevista, o ministro deixou um abraço ao prefeito Marcos Medrado e pediu para ser convidado para a inauguração da UPA de Valença. Ele também destacou as delícias da culinária local, afirmando que gostaria de degustar a moqueca de camarão com o amigo Medrado para celebrar as conquistas da cidade.

SECOM | Prefeitura Municipal de Valença

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

Na noite desta terça-feira (28), um jovem foi atingido por vários tiros...

No último domingo (16), policiais rodoviários federais prenderam um homem de 42...

Um incêndio destruiu completamente uma residência de madeira na região da Central,...

Nove ônibus foram destruídos após um incêndio na garagem da empresa Vipal...

Confira todas as categorias