Após quase uma década, Valença sedia Etapa Territorial da Conferência de Direitos Humanos

A Prefeitura de Valença, através da Secretaria de Promoção Social (SEMPROS) e em parceria com o Governo do Estado, realizou nesta quinta-feira (25), a Etapa Territorial da 5ª Conferência Estadual dos Direitos Humanos. O evento, aconteceu no Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde do Leste Baiano (CEEPS), no bairro Bolívia, reuniu representantes do poder público e da sociedade civil de toda a região.

Organizado em conjunto com o Conselho Estadual de Proteção dos Direitos Humanos (CEPDH) e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) da Bahia, o encontro marcou a retomada deste importante debate, que não acontecia desde 2016. Com o tema central “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a Democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”, a conferência é um passo fundamental na construção de políticas públicas mais justas.

Luciane Silva, Diretora do Departamento de Direitos Humanos da SEMPROS, destacou a importância de realizar as etapas nos territórios. “Depois de um longo período sem esse diálogo, retornar aos territórios é fundamental. É aqui que ouvimos as demandas reais da população e garantimos que a Conferência Estadual seja verdadeiramente representativa. Valença e o Baixo Sul deram mm hoje um passo gigante para a reconstrução da participação social na Bahia”, afirmou.

Frank Ribeiro, Coordenador Geral dos coletivos Bahia pela Paz, celebrou a mobilização da sociedade civil. “Para nós, que lutamos pela paz nas comunidades, este espaço é uma ferramenta poderosa. A conferência é o momento de transformar a indignação em propostas concretas, de exigir políticas que protejam nossa juventude e de fortalecer a democracia a partir das bases. A presença de tantos movimentos sociais hoje mostra a nossa força e a nossa esperança por dias melhores”, finalizou.

Durante todo o dia, os participantes se dividiram em grupos para discutir propostas dentro dos seis eixos temáticos definidos pelo documento orientador, que incluem “Enfrentamento das Violações e Retrocessos”, “Democracia e Participação Popular” e “Justiça Climática e Meio Ambiente”.

No final do evento, as propostas levantadas foram votadas em uma plenária final. Além disso, foram eleitos os 6 delegados, quatro da sociedade civil e dois do poder público, que representarão o Território de Identidade do Baixo Sul na Conferência Estadual, marcada para os dias 09 e 10 de outubro em Salvador. Essa delegação terá a responsabilidade de defender as pautas da região, que por sua vez se prepara para a 13ª Conferência Nacional em Brasília.

SECOM | Prefeitura Municipal de Valença

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

No início da tarde deste domingo, 20 de abril, um carro e...

Uma criança identificada como Davi, de apenas quatro anos, veio a óbito...

Os estudantes da rede estadual de ensino da Bahia já podem garantir...

Moradores do Distrito do Valentim, relatam observar a presença de um homem,...

Confira todas as categorias