Biblioteca Municipal Ruy Barbosa celebra 83 anos com homenagens

A Biblioteca Municipal Ruy Barbosa comemorou, nesta quarta-feira (19), seus 83 anos de história com o tradicional evento Café com Prosa, realizado no anexo do Centro de Cultura Olívia Barradas, no bairro da Graça. A celebração reuniu artistas, escritores, representantes da comunidade e contou com a presença do prefeito Marcos Medrado, que destacou a importância da preservação da memória e do incentivo à leitura no município.

O encontro contou com uma programação diversificada e marcada por homenagens especiais. Personalidades que contribuem para o fortalecimento da cultura e da literatura local receberam o troféu “Abraço Amigo”, símbolo de reconhecimento.

A coordenadora da Biblioteca Municipal Ruy Barbosa, Lúcia Araújo, enfatizou a importância do equipamento público para a formação dos valencianos e comemorou mais um ano de atuação. Ela lembrou que, desde 2016, a data vem sendo celebrada com destaque e resgatou o reconhecimento recebido pela instituição.

Em 2025, a Fundação Pedro Calmon, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Bahia, parabenizou a biblioteca pelas “boas práticas desenvolvidas e pelo papel social de excelência”, um motivo de orgulho para o município.

Durante a cerimônia, o secretário Gerson Guimarães, um dos homenageados da noite, reforçou o valor da biblioteca como espaço de conhecimento, leitura e inclusão, além de destacar o papel fundamental da educação na transformação de vidas.

A comemoração também foi marcada pela doação de um acervo especial feita pela ex-secretária de Meio Ambiente, Claudia Silva. A coleção reúne cópias de antigos jornais que registram episódios importantes da história da cidade e que, agora, passarão a integrar o acervo da biblioteca, ampliando as fontes de pesquisa para estudantes, historiadores e pesquisadores locais. O material ficará disponível ao público.

Encerrando as comemorações, os convidados puderam apreciar música ao vivo e uma mesa decorada com aperitivos, mantendo o clima acolhedor que marcou a celebração dos 83 anos de um dos espaços mais importantes de Valença.
Segundo o prefeito, “valorizar a história e incentivar a leitura é fundamental para o futuro que queremos construir e em breve a educação de Valença será referência para outras cidades.”

SECOM | Prefeitura Municipal de Valença

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

Cenas de vandalismo foram registradas durante este final de semana em Valença....

A pobreza menstrual ainda aflige milhares de pessoas e influência diretamente na...

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo...

Nesta edição do Big Brother Brasil 24 você vê de tudo, o...

Confira todas as categorias
BRASILEIRÃO 2025
Campeonato Brasileiro Classificação 2025