Juan Pedro Franco, o homem mais pesado do mundo, morreu no dia 24 de dezembro, em um hospital do estado de Aguascalientes, no México, aos 41 anos, vítima de uma grave infecção renal.
A informação foi confirmada por seu médico, José Antonio Castañeda, ao Daily Star. Juan, que bateu o recorde do Guinness como o homem mais pesado do mundo, com 595 quilos, em 2017, quando tinha 32 anos, “desenvolveu complicações sistêmicas nos dias que antecederam sua morte”.
Conforme a imprensa local, Juan Pedro Franco encontrava-se “praticamente imóvel”, acamado em decorrência da obesidade mórbida e dos problemas de saúde associados ao excesso extremo de peso.
Em 2020, Juan contraiu Covid-19 e correu risco de vida, mas conseguiu se recuperar. No entanto, cinco anos depois, acabou morrendo em decorrência de uma grave infecção renal.
A imprensa internacional destaca que o México enfrenta uma grave epidemia de obesidade infantil, sendo um dos países com as maiores taxas do mundo. Quase 40% das crianças em idade escolar apresentam excesso de peso ou obesidade.
Essa situação é impulsionada pelo alto consumo de alimentos ultraprocessados e bebidas açucaradas, além do sedentarismo.
O país já implementou diversas medidas para combater o problema, mas os resultados ainda não são visíveis.



