Prefeita Jacqueline Soares participa da tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim, em Salvador
Foto: Wendell Max e Keilla Couto

A prefeita de Nilo Peçanha, Jacqueline Soares, participou nesta quinta-feira (15) da tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim, em Salvador, um dos maiores e mais simbólicos eventos religiosos e culturais da Bahia, que carrega mais de 200 anos de história. A presença da gestora aconteceu a convite do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e foi marcada por momentos de gratidão e respeito às tradições do povo baiano.

Reconhecida como uma das maiores manifestações de religiosidade popular do país, a Lavagem do Bonfim reúne cerca de um milhão de fiéis, autoridades, lideranças religiosas, representantes de diversas entidades e a população em geral, em um verdadeiro ato de celebração da identidade cultural e espiritual da Bahia. Ao lado de prefeitos, secretários, deputados e lideranças políticas, Jacqueline Soares destacou a importância do evento como símbolo de união, diversidade e pertencimento.

Foto: Wendell Max e Keilla Couto

Durante sua participação, a prefeita ressaltou o significado da celebração: “Mais do que um ato simbólico, a Lavagem do Bonfim é expressão de um povo, de uma religião e de uma cultura que merecem respeito, diálogo e presença do poder público”. Para ela, estar presente é também reafirmar compromissos institucionais e humanos com a valorização das manifestações culturais e religiosas que formam a identidade do estado.

Jacqueline também enfatizou que a festa representa a força de uma comunidade que preserva sua história com devoção: “Vivi um encontro de representatividade, união e reconhecimento da força de uma comunidade que carrega sua história com devoção e identidade”. Segundo a gestora, a Lavagem do Bonfim traduz sentimentos que marcam o povo baiano, como fé, esperança e gratidão.

Encerrando sua participação, a prefeita reforçou seu compromisso com a diversidade e o respeito entre crenças e culturas: “Estar aqui é reafirmar meu compromisso com a diversidade, com a convivência respeitosa e com a valorização das manifestações que fazem parte da nossa Bahia”.

Foto: Wendell Max e Keilla Couto

A presença da prefeita de Nilo Peçanha no evento reafirma a importância do diálogo entre o poder público e as tradições populares, fortalecendo a cultura, a fé e a identidade do povo baiano, pilares que atravessam gerações e seguem vivos na história da Bahia.


Ascom PMNPeçanha

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

Uma canoa com duas pessoas virou após uma batida com uma lancha,...

No início da noite desta segunda-feira (7), ocorreu um grave acidente entre...

Duas ossadas humanas foram encontradas em um matagal próximo ao bairro Campo...

Neste domingo (08), três pessoas foram baleadas em Jequié. Na primeira ação...

Confira todas as categorias