O jovem Wesley de Jesus Batista, morador do bairro de Águas Claras, em Salvador, alcançou o primeiro lugar no curso de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O curso é um dos mais concorridos do país e a USP uma das universidades mais prestigiadas da América Latina.
Com apenas 23 anos, estudante da rede pública de ensino e criado na periferia capital baiana, o jovem sempre investiu na educação como ferramenta para transformar a própria realidade. Com uma infância marcada pela asma crônica e muitas idas ao médico, Wesley afirma que a profissão ficou marcada em sua vida pela importância social do trabalho.
Filho de uma pedreiro e uma empregada doméstica, a conquista de Wesley alcançou também os pais, que se emocionaram com o feito do jovem.
Chegar até o primeiro lugar não foi simples, sem computador em casa e apenas com os livros didáticos da escola, o rapaz só tinha uma celular antigo como ferramenta para acessar aulas e conteúdos de estudo. Diariamente, o rapaz acordava às 5h da manhã para estudar e estendia o tempo na escola, a fim de utilizar o computador ou realizar simulados do exame.
O esforço do rapaz rendeu notas máximas em três das quatro áreas avaliadas no Enem, acertando todas as questões de matemática, ciências humanas e ciências da natureza. O primeiro da família a chegar ao ensino superior, o estudante entende que sua conquista tem também um peso coletivo, por isso, quer ser um exemplo para outros jovens de periferia.
Confira a matéria completa aqui


