A força e o protagonismo das mulheres que vivem da pesca e da mariscagem em Valença conquistaram reconhecimento nacional. O município passou a integrar a lista de vencedores do 3º Prêmio Mulheres das Águas, promovido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, com a premiação da secretária municipal de Pesca e Aquicultura, Cristiane Oiticica, na categoria Pesca Artesanal Marinha.
A premiação tem como objetivo valorizar e dar visibilidade ao trabalho desenvolvido por mulheres nos setores da pesca e da aquicultura em todo o Brasil. Neste ano, centenas de candidatas, de diferentes regiões do país, participaram do processo seletivo, compartilhando histórias, saberes tradicionais e trajetórias marcadas pela dedicação ao sustento de suas famílias e ao fortalecimento das comunidades pesqueiras.
Entre as 11 vencedoras da categoria, a secretária de Valença representa não apenas a gestão pública municipal, mas, sobretudo, as mulheres pescadoras e marisqueiras do município, que constroem diariamente a economia local com trabalho, conhecimento e compromisso com a preservação dos recursos naturais. O reconhecimento reforça a importância da atuação feminina na cadeia produtiva da pesca artesanal e no desenvolvimento sustentável do território.
Para a gestão municipal, a conquista simboliza o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao setor e o compromisso com a valorização das trabalhadoras das águas. A Secretaria de Pesca e Aquicultura tem atuado no apoio às marisqueiras e pescadoras, na ampliação do acesso a direitos, na qualificação profissional e na promoção da autonomia econômica das mulheres.
“Estou bastante feliz e agradeço a todos os amigos. Esse é um reconhecimento não apenas do trabalho que estamos desenvolvendo, mas também da preservação dos saberes ancestrais de todas as mulheres pescadoras e marisqueiras do nosso município”, destacou Cristiane Oiticica.
Secretaria de Comunicação | SECOM
Prefeitura Municipal de Valença



