Conta de luz mais cara: Aneel aciona bandeira amarela em maio; veja valor da tarifa extra

A bandeira tarifária para os consumidores de energia elétrica no Brasil será amarela em maio, informou nesta sexta-feira, 24, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o que trará um custo adicional às contas de luz no próximo mês.

Com a nova bandeira, os consumidores de energia elétrica terão custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos, segundo a agência.

Desde janeiro, a bandeira então adotada era a verde, sem cobranças adicionais, o que refletia condições favoráveis de geração.

O anúncio ocorre devido à redução de chuvas na transição do período chuvoso para o seco, o que leva a uma geração hidrelétrica menor e ao acionamento de usinas termelétricas, com custo mais elevado”, disse a autarquia nesta sexta-feira, em nota.

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza ao consumidor o custo real de geração de energia, variando de acordo com fatores como a disponibilidade de recursos hídricos e o despacho de usinas.

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

A partir desta sexta-feira, 11, os aposentados e pensionistas que foram vítimas...

Na manhã desta quarta-feira (25), uma mulher foi encontrada morta com o...

A prefeitura distribuiu nesta quarta (31), alimentos provenientes do PAA (Programa de...

ISAÍAS NASCTO Que a Secretaria Municipal de Saúde, em caráter de urgência,...

Confira todas as categorias