Santa Casa de Valença emite alerta sobre a baixa de estoque de sangue

A Santa Casa de Misericórdia de Valença emitiu nesta segunda-feira (05) um alerta em suas unidades sobre a escassez de sangue para procedimentos regulares no Pronto Socorro e Centro Cirúrgico. A instituição utiliza mensalmente uma média de 90 a 130 concentrados de hemácias, mas tem recebido cerca de 65 doadores mensais, o que não supre o limite necessário.

“Nosso estoque de sangue, que normalmente é utilizado nos atendimentos de urgência no Pronto Socorro e nos procedimentos cirúrgicos, está em um nível crítico, e no Carnaval, a necessidade é sempre maior. Precisamos que as famílias de pacientes, amigos e sociedade se conscientizem sobre a necessidade da doação de sangue”, explica Adenilce dos Santos, gerente operacional da Santa Casa.

Os atendimentos no banco de sangue da Santa Casa acontecem às terças e quartas-feiras, sempre pela manhã. Para doar, é necessário ter acima de 18 anos, ou a partir de 16, acompanhado do responsável, e estar em boa condição de saúde. A doação dura de 15 a 20 minutos, é feita com material esterilizado, descartável e não apresenta nenhum risco para a pessoa que está doando. Mulheres podem doar, em média, três vezes por ano, e os homens, a cada sessenta dias, ou seja, quatro vezes por ano.

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

Após não permitir que um homem pegasse carona no ônibus, um motorista...

Dois homens suspeitos de envolvimento em um sequestro seguido de extorsão foram...

Os resultados da prova do Concurso Nacional Unificado saem nesta terça-feira (04),...

O último final de semana foi marcado por muita música, alegria e...

Confira todas as categorias