Santa Casa de Valença emite alerta sobre a baixa de estoque de sangue

A Santa Casa de Misericórdia de Valença emitiu nesta segunda-feira (05) um alerta em suas unidades sobre a escassez de sangue para procedimentos regulares no Pronto Socorro e Centro Cirúrgico. A instituição utiliza mensalmente uma média de 90 a 130 concentrados de hemácias, mas tem recebido cerca de 65 doadores mensais, o que não supre o limite necessário.

“Nosso estoque de sangue, que normalmente é utilizado nos atendimentos de urgência no Pronto Socorro e nos procedimentos cirúrgicos, está em um nível crítico, e no Carnaval, a necessidade é sempre maior. Precisamos que as famílias de pacientes, amigos e sociedade se conscientizem sobre a necessidade da doação de sangue”, explica Adenilce dos Santos, gerente operacional da Santa Casa.

Os atendimentos no banco de sangue da Santa Casa acontecem às terças e quartas-feiras, sempre pela manhã. Para doar, é necessário ter acima de 18 anos, ou a partir de 16, acompanhado do responsável, e estar em boa condição de saúde. A doação dura de 15 a 20 minutos, é feita com material esterilizado, descartável e não apresenta nenhum risco para a pessoa que está doando. Mulheres podem doar, em média, três vezes por ano, e os homens, a cada sessenta dias, ou seja, quatro vezes por ano.

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

Na manhã deste sábado (24), um motorista de uma carreta foi resgatado...

A aclamada cantora brasileira Ivete Sangalo, de 51 anos, revelou em suas...

Nesta quinta-feira (16), uma força-tarefa mobilizada pela Polícia Civil da Bahia, batizada...

Um corpo esquartejado foi encontrado na manhã desta segunda-feira (9), nas proximidades...

Confira todas as categorias
BRASILEIRÃO 2025
Campeonato Brasileiro Classificação 2025