Estudante recebe autorização judicial para fazer cultivo de cannabis

Um estudante de Conceição do Coité, recebeu autorização judicial para fazer o cultivo da cannabis com finalidade medicinal.

Segundo a Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA), a decisão tem o objetivo de garantir um tratamento para as questões de saúde mental apresentadas pelo jovem, como ansiedade, depressão e insônia.

Com a decisão, proferida na segunda-feira (15), mas divulgada na quinta (18), o estudante poderá plantar, cultivar e ter plantas de Cannabis Sativa e Cannabis Indica e seus substratos, em quantidade necessária para a produção de óleo terapêutico, exclusivamente na casa onde mora.

No ano passado, o beneficiário da decisão foi internado em uma clínica psiquiátrica por causa do quadro de saúde mental.

De acordo com os relatórios médicos apresentados no processo, o tratamento convencional que ele fazia tinha “resposta terapêutica insatisfatória e/ou intolerância aos efeitos colaterais”. Mesmo fazendo uso de medicamento convencional, o jovem seguia apresentando os sintomas de ansiedade e insônia.

Ele tinha autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para importação de um medicamento à base de canabidiol que custa em torno de R$ 2 mil, por mês. No entanto, buscou auxílio da Defensoria, porque não tinha condições financeiras para a compra.

No ano passado, foi apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) um projeto de lei que propõe a criação de política estadual de fornecimento gratuito de medicamentos de derivado vegetal à base de canabidiol. Diversos municípios, a exemplo de Salvador, já têm sancionadas leis que garantem a distribuição gratuita de cannabis medicinal no SUS.

Na América Latina, o uso da maconha e os componentes para fins farmacológicos é regulamentado no Chile, Colômbia e Uruguai.

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

A Polícia Civil da Bahia prendeu na manhã deste domingo (31), Adriel...

O Bahia conheceu na tarde desta quinta-feira (18) o seu adversário nas...

Jivaldo Oliveira, de 60 anos, eletricista, morreu após sofrer uma queda enquanto...

Na noite de ontem, durante uma fiscalização de combate ao crime na...

Confira todas as categorias