Lula é multado em R$ 250 mil pelo TSE por impulsionar vídeo contra Bolsonaro

O presidente Lula (PT) foi condenado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a pagar uma multa de R$ 250 mil por impulsionar propaganda eleitoral negativa contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante as eleições de 2022.

A Coligação Brasil da Esperança, formada por dez siglas que apoiavam a candidatura de Lula, também foi condenada. A ação foi ajuizada por Bolsonaro e pela Coligação Pelo Bem do Brasil, com PL, Republicanos e PP.

O vídeo postado pela coligação de Lula chamava Bolsonaro de “incompetente”, “mentiroso” e “desumano”. Segundo o TSE, o impulsionamento de propaganda eleitoral negativa na internet é vedado.

A decisão foi proferida por unanimidade na sexta-feira (26). Todos os ministros acompanharam o voto da relatora, ministra Cármen Lúcia.

Ela ressaltou que a publicação não promovia o petista. “Diferente disso, o vídeo publicado no YouTube, por meio de impulsionamento, veicula conteúdo negativo, divulgando mensagem que, independente de sua veracidade ou não, certamente não é benéfica ao candidato à reeleição”.

O UOL tenta contato com a assessoria de comunicação do presidente.

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

Pelo menos dez pessoas da mesma família morreram e outras quatro ficaram...

Na manhã desta sexta-feira (4), o centro de Valença foi palco de...

A influenciadora turca Nihal Candan, 30, faleceu após enfrentar complicações graves causadas...

No povoado do Orobó, zona rural de Valença, os moradores estão em...

Confira todas as categorias
BRASILEIRÃO 2025
Campeonato Brasileiro Classificação 2025