Wenceslau Guimarães realiza Escuta Pública para implantação do Sistema Municipal de Cultura

A Prefeitura de Wenceslau Guimarães, através da Secretaria de Educação e Diretoria de Cultura, realizou nesta sexta-feira (17), uma Escuta Pública objetivando a implantação do Sistema Municipal de Cultura.

O município que tem avançado bastante nos diálogos para garantir os direitos culturais de seus artistas e fazedores de cultura, também segue com um trabalho intenso de organização de toda parte documental e jurídica do setor, visando inclusive o recebimento de repasses de cunho estadual e federal.

Para isso, um dos passos essenciais foi a aprovação da Lei do Sistema Municipal de Cultura, nesta sexta-feira, no encontro que aconteceu na Câmara de Vereadores. Uma Escuta Pública, com formação sobre a importância do Conselho Municipal de Políticas Municipais, foi bastante produtiva. Do encontro também saíram encaminhamentos para os próximos passos para elaboração de edital sobre a eleição do conselho.

No turno da tarde foi realizada a Escuta para a elaboração do Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAAR), da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). As escutas contaram com a mediação da Representante Territorial de Cultura do Baixo Sul, Jhessy Coutinho, a qual representa o Governo do Estado, através da Secult/BA e DTC – Diretoria de Territorialização da Cultura.

O evento contou também com a participação de representantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais e representantes de diversos e variados seguimentos culturais, e demais linguagens artísticas de Wenceslau Guimarães.

“A Escuta Pública é uma etapa essencial, pois visa assegurar a participação da sociedade nas tomadas de decisões, a exemplo da elaboração do PAAR, para que os artistas e fazedores de cultura tenham acesso aos recursos e garantam seus direitos culturais de forma democrática”, explicou a RTC Jhessy Coutinho.

“Finalizando essa etapa, a Diretoria de Cultura irá inserir o PARR na plataforma TRANSFEREGOV, e em seguida irá elaborar e lançar editais. Além de ministrar oficinas de elaboração de projetos, a fim de preparar agentes, produtores e instituições culturais para escreverem suas propostas”, explicaram as diretoras municipais Luana Carvalho e Lilian Lima.

Ascom PMWG

Com informações da Secult Bahia

Foto: Gabriel Lisboa

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

O presidente estadual do Podemos, deputado federal Raimundo Costa defendeu que Adolfo...

Uma adolescente de 12 anos está desaparecida após cair em um bueiro...

Um jovem de 21 anos foi preso suspeito de matar o filho,...

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31 de dezembro de...

Confira todas as categorias