Com a chegada do inverno, as baixas temperaturas e o clima seco contribuem para a maior incidência de doenças respiratórias, como as gripes e resfriados. Isso acontece porque os vírus da influenza/gripe A e B, por exemplo, são agentes patogênicos sazonais, que sobrevivem e proliferam-se com mais facilidade em menores temperaturas climáticas¹.
Estes micro-organismos são responsáveis pelos diversos sintomas da gripe, como coriza, congestão nasal, febres, dores de cabeça e corpo e amigdalites² que surgem com a junção do ambiente propício para a sobrevivência do vírus com a baixa imunidade do hospedeiro.
E sabemos que estes primeiros sinais da doença muitas vezes vêm acompanhados de fadiga e falta de disposição, podendo atrapalhar nossa rotina e impossibilitar que estejamos juntinhos de quem amamos.
Pensando nisso, o Dr. Marcio de Queiroz Elias, CRM Nº 82558/SP, separou algumas dicas de como manter a imunidade nos dias mais frios do ano e se manter longe da gripe.
ALIMENTAÇÃO
Uma boa alimentação, rica em vitaminas A, B, C, D, magnésio e zinco, promovem o aumento da imunidade física. Estas podem ser encontradas nos mais diversos tipos de alimentos, como:
· Carne vermelha e frutos do mar, como salmão e atum;
· Legumes e verduras, como brócolis, cenoura e couve;
· Nozes, amêndoas, cereais integrais e castanhas;
· Ovos, leites e queijos e;
· Frutas, principalmente em frutas cítricas como laranja, maracujá, abacaxi e limão, mamão e manga.
Além de um prato colorido, a ingestão de água diariamente é uma forma de driblar a desidratação, principalmente no tempo seco.
HIGIENE
Durante os dias frios, costumamos ficar mais tempo dentro de casa – e estes ambientes internos podem conter agentes alérgenos, como os ácaros, presentes em ambientes úmidos, como travesseiros, tapetes, estofados e até armários.
“Mesmo que os ácaros sejam organismos que sobrevivem melhor em épocas como o outono e a primavera, eles costumam se abrigar naquela coberta guardada há muito tempo, num armário fechado e escuro, por exemplo, junto à poeira, a qual pode desencadear alergias e sintomas incômodos dela, como as tosses e espirros.”, explica Dr. Márcio Elias.
Para eliminá-los, o médico recomenda alguns hábitos de limpeza em casa, como manter as roupas de cama limpas e a casa arejada, aproveitando para abrir as portas e janelas nos dias de sol.
CUIDADOS FORA DE CASA
Com ou sem sintomas da gripe, em público, devemos ter alguns cuidados pensando na prevenção de doenças respiratórias.
“Em público, por exemplo, evitar ambientes fechados e muito aglomerados, pois são mais propícios para a proliferação da gripe. Além disso, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos. Ao espirrar e tossir, cobrir o nariz e a boca com um lenço ou espirrar no interior do braço, são dicas valiosas para conter o vírus da gripe”, finaliza.
Ao apresentar sintomas, recomenda-se que visite seu médico de confiança para analisar a gravidade da doença e indicar o tratamento ideal.