Secretaria da Agricultura de Wenceslau Guimarães participa da 1ª Conferência de Economia Solidária do Baixo Sul

A equipe da Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Wenceslau Guimarães, marcou presença na 1ª Conferência de Economia Solidária do Baixo Sul, realizada nesta quarta-feira, dia 14, na cidade de Valença.

O evento, que reuniu aproximadamente 200 inscritos e mais de 80 instituições representadas, foi considerado um sucesso pelo superintendente de Economia Solidária da SETRE, Wenceslau Augusto dos Santos Júnior.

Ele destacou a relevância do encontro e o impacto positivo que as discussões terão na atualização do plano estadual e nas propostas para a política nacional de economia solidária. “Superou nossas expectativas para uma primeira conferência interterritorial aqui no Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá. Com certeza, os grupos de trabalho produzirão conteúdos importantes que contribuirão tanto para a atualização do nosso Plano Estadual quanto para a Política Nacional de Economia Solidária”, afirmou.

Manoel Conceição, diretor de Desenvolvimento Rural da Secretaria Municipal da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Wenceslau Guimarães, ressaltou a importância da agricultura familiar no cotidiano das famílias do campo. “É fundamental destacar que a agricultura familiar está presente no dia a dia das famílias, refletindo o trabalho e a dedicação no campo. Nosso objetivo é divulgar o que está sendo feito de melhor no município e no estado, participando ativamente de atividades como essa que são essenciais para o desenvolvimento local”, comentou Manoel.

A empreendedora Ozélia Santos, do Distrito de Cocão, participou do evento e aprovou a iniciativa. Ela trabalha com a produção de temperos 100% orgânicos e compartilhou sua experiência: “Eu trabalho com o tempero “Sabor da Alma”, que é uma maravilha. Esse projeto surgiu em um momento difícil da minha vida e se tornou muito importante para mim e minha família. Tudo aqui é natural, feito com amor, sem adição de químicos”, disse Ozélia, destacando a relevância da economia solidária para pequenos empreendedores como ela.

A conferência evidenciou a força da economia solidária na região do Baixo Sul e a importância da participação ativa de instituições, empreendedores e agricultores no fortalecimento das práticas sustentáveis e inclusivas que beneficiam a comunidade.

Vale lembrar que a economia solidária no Baixo Sul injetou, desde 2014, cerca de R$ 500 mil em aproximadamente 133 mil contratos confirmados. Desde a criação do CESOL em 2007, a economia solidária na Bahia tem se fortalecido, tornando-se uma referência no país. Atualmente, são 14 Centros Públicos de Economia Solidária em 18 territórios de identidade, abrangendo 270 municípios e atendendo 1.920 empreendimentos, beneficiando cerca de 60.000 pessoas.

Ascom

Fotos: Vanessa Andrade

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

Na madrugada desta quinta-feira (1º), três pessoas morreram e outras três ficaram...

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um veículo HB20 durante fiscalização na...

Um homem precisou ser hospitalizado em caso de urgência após inserir uma...

Um ônibus que levava integrantes de uma torcida organizada do Esporte Clube...

Confira todas as categorias