Lei torna Associação dos Estudantes Universitários de Wenceslau Guimarães, entidade de utilidade pública

Em sessão realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Wenceslau Guimarães, nesta terça-feira (13), os estudantes universitários celebraram a aprovação de um importante projeto que tornou a Associação dos Estudantes Universitários uma entidade de utilidade pública.

O presidente da Associação, Alan Santos, que é estudante da UNEX de Itabuna, comemorou a aprovação da lei, destacando a importância dessa conquista para o futuro da associação e dos estudantes que ela representa. Em seu comentário, Alan ressaltou os desafios enfrentados para regularizar a associação nos âmbitos municipal e federal, um passo fundamental para viabilizar o recebimento de repasses municipais.

“A nossa associação não estava registrada nos órgãos municipais e federais, e dependemos muito desses repasses para manter nossas atividades. Tivemos que nos unir, arrecadar dinheiro entre os sócios e montar uma comissão responsável por todo o processo de regularização, que incluiu o registro no cartório e na Receita Federal”, explicou Alan.

Ele também destacou o papel crucial do vereador Daniel Assis na aprovação da lei de utilidade pública. “O vereador Daniel Assis foi uma peça-chave, nos ajudando tanto na parte jurídica quanto na administrativa e estamos muito gratos a ele e aos outros vereadores que apoiaram nossa causa”, disse.

Segundo Alan, o reconhecimento como utilidade pública é um passo importante para garantir os recursos necessários para o desenvolvimento da associação. “Agora, estamos projetando essa utilidade pública para o âmbito estadual, buscando novos projetos e maior desenvolvimento para nossa associação. Isso não é só para os estudantes de hoje, mas também para o futuro, para que não percamos mais cidadãos para outras cidades.”

Alan finalizou destacando o impacto positivo dessa conquista para evitar a evasão dos estudantes, que muitas vezes se viam forçados a abandonar a universidade ou a cidade devido aos altos custos. “O nosso foco principal é barrar essa evasão e fortalecer o desenvolvimento interno do nosso município”, concluiu o presidente da associação.

Autor do projeto, o vereador Daniel Assis celebrou a aprovação e a sanção assinada pelo Prefeito Carlos Alberto Liotério “Kaká”, um passo significativo para a história da entidade. Segundo o vereador, a associação, que possui cerca de 20 anos de existência e já acolheu entre 400 a 500 alunos, nunca havia sido regularizada até então.

“Chegou a hora de tornar a associação de utilidade pública, para que ela possa receber repasses do governo municipal, estadual e até mesmo federal, apesar das burocracias envolvidas,” afirmou Daniel Assis. Ele destacou ainda a importância da regularização, que permitirá à associação acessar benefícios essenciais para continuar a apoiar os estudantes universitários da cidade.

Daniel Assis também mencionou o empenho das gestões anteriores da associação, que enfrentaram desafios sem a colaboração governamental. “Agora, com a regularização, a associação está pronta para receber esses benefícios,” disse. O projeto foi aprovado por outros 8 vereadores. Não estavam presentes na votação os vereadores Álvaro e Ednalva.

A aprovação do projeto representa uma conquista importante para a educação em Wenceslau Guimarães, fortalecendo o apoio aos estudantes universitários do município.

Portal Baixo Sul

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

Trabalhadores rurais do Assentamento Paulo Jackson, localizado às margens do trevo da...

Um homem de 45 anos foi preso em flagrante por tentativa de...

O município de Valença realizou, nesta terça-feira (22), a 15ª Conferência Municipal...

Confira todas as categorias
BRASILEIRÃO 2025
Campeonato Brasileiro Classificação 2025