Bahia MEI oferece 5 mil vagas para tutorias de acesso ao crédito e regularização tributária

Uma oportunidade para microempreendedores individuais da Bahia. O projeto Bahia MEI abriu cinco mil vagas para tutorias na área de regularização tributária e orientação para acesso ao crédito. Iniciativa do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o projeto oferece também cursos de qualificação gratuitos e online nas áreas de e-commerce, gestão de pequenos negócios, Google e qualificação em redes sociais.

Para se inscrever nas tutorias e cursos de qualificação, os interessados devem acessar o site www.bahiamei.com.br . Os cursos têm carga horária que variam de 17 a 50 horas e todos oferecem certificado ao final. O projeto conta com investimento de R$ 2 milhões 250 mil e tem como objetivo promover o apoio, a orientação e assistência técnica para MEIs sobre questões referentes ao empreendedorismo, gestão, acesso ao crédito, regularização de impostos e uso das redes sociais como ferramenta do negócio.

Cursos – No curso gestão de pequenos negócios, os candidatos vão aprender como funciona o MEI; como aproveitar as vantagens e se manter regular;  despesas e receitas, margem de lucro e controle de finanças de forma simples; como comprar melhor e mais barato; como acessar microcrédito; controle de estoque, compras e vendas; gestão administrativa e planejamento; definição de metas e planejamento.

Para quem quer aprender a divulgar suas atividades por meio do serviço de busca  Google, um curso voltado para a utilização dessa ferramenta para melhor otimizar o negócio. Há ainda o curso de redes sociais como ferramenta de divulgação de produtos e serviços e e-commerce (comércio pela internet).

O Projeto – Lançado no fim de 2022, o Bahia MEI começou a ser executado no ano seguinte. A expectativa inicial era atender 10 mil pessoas na primeira etapa do projeto, mas 12 mil MEIs se inscreveram nos cursos, em todo o estado. Do total, seis mil participaram das tutorias para regularização de tributos, oferecidas por meio de aplicativo ou site.

Em todo o estado são mais de 800 mil MEIs registrados. Desse universo, 448,9 mil são comandados por homens (55,4%) e 361,8 mil (44,6%) por mulheres., São quase 43 mil empresas de pequeno porte e 336 mil unidades de microempresas no estado. 

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

Um bombeiro comunitário de Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina, morreu...

Um carro caiu em uma vala nas imediações da feira livre de...

Duas rodovias da Bahia registraram trânsito intenso na manhã e tarde desta...

Confira todas as categorias
BRASILEIRÃO 2025
Campeonato Brasileiro Classificação 2025