Ontem, terça-feira, dia 9 de dezembro, aconteceu a última sessão ordinária da atual legislatura, em Valença, comandada pelo presidente Bertolino Júnior.
A data marcou o fim do quadriênio 2021-2024 para os 15 vereadores. 6 deles se despedem do parlamento valenciano e encerram seus mandatos: Helton Brandão, Reginaldo Araújo, Valdir Silvestre, Clóvis Júnior, Cássio da Pesca e Antônio Heraldo (Lelo).
Os 9 parlamentares reeleitos e mais 6 novatos eleitos no pleito municipal de 2024 serão diplomados no próximo dia 13 de dezembro, no Fórum Gonçalo Porto, em cerimônia conduzida pelo Juíz da 31 Zona Eleitoral, doutor Leonardo Rullian Custódio.
Após a posse, que acontece no dia 1 de janeiro de 2025, a Câmara de Vereadores de Valença passa a ser composta pelos 9 reeleitos:
- Bertolino Júnior;
- Benvindo Luz;
- Fabrício Lemos;
- Banedito da Bolívia;
- Luiz Carlos Muniz;
- Cristiano do Táxi;
- Ryan Costa;
- Diro Oiticica, e;
- Isaías Nascto e mais 6 novos edis:
- Lau de Lelo;
- Pó da Pesca;
- Valter Correria;
- Durval Sarmento;
- Ana Fraga, e;
- Michele Enfermeira.
Cumprindo o último ato na Casa Legislativa, o decano Lelo é o que mais tempo esteve como vereador em toda a história da cidade e que agora deu lugar ao seu filho, Hilarino Barreto (Lau), colocando a nova geração para atuar.
Já os demais saem de cena temporariamente como vereadores, mas mantém sua trajetória política e podem concorrer novamente nas próximas eleições. Segundo fontes, Clóvis Júnior será o novo Secretário Municipal de Agricultura de Valença a partir do próximo ano.
Mas tem mais uma novidade, conforme uma rádio local do grupo do prefeito eleito: Isaías toma posse como vereador em janeiro e logo sai para ser Secretário de Estradas e Rodagens, ocupando o lugar do seu ex-chefe Betão. Pra quem não sabe, Nascto foi assessor de Betão quando este foi vereador, e depois saiu para concorrer ao cargo em 2020 e venceu. Já Betão perdeu neste mesmo ano, foi trabalhar na gestão e agora saiu de novo pra Isaías entrar.
Com a saída de Isaías da Câmara para a pasta na gestão de Medrado, Valdir Silvestre (PC do B), que não foi reeleito, retorna como suplente e volta a ser vereador já no início de 2025.