A pedido de Medrado, governador Jerônimo Rodrigues (PT) autoriza Bahia Pesca a prestar assistência a pescadores de Valença

Atendendo a uma solicitação do empresário e radialista Marcos Medrado, pré-candidato a prefeito de Valença, o governador Jerônimo Rodrigues autorizou a Bahia Pesca a prestar assistência técnica aos pescadores e marisqueiras de Maricoabo, em Valença.

Na tarde desta segunda-feira (27 /05) o vereador Cássio da Pesca e Rozilene Porto, presidente da Associação dos Pescadores, Marisqueiras e Maricultores de Maricoabo – APEMMAR, em Valença, receberam a visita do Diretor-Técnico da Bahia Pesca, Josafá Marinho, e sua equipe.

O encontro aconteceu na sede da Associação. Maricoabo é um distrito do município brasileiro de Valença, no litoral do estado da Bahia. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população no ano de 2010 era de 5 775 habitantes, sendo 3 006 homens e 2 769 mulheres, possuindo um total de 2 080 domicílios particulares.

Para o vereador Cássio da pesca, ” é um passo muito importante para qualificação dos pescadores e marisqueiras de nosso distrito, carente desta presença governamental, para apoiar e orientar nossos pescadores”.

Pesca Artesanal.

Diz respeito à pesca artesanal enquanto atividade comercial, aquela realizada única e exclusivamente pelo trabalho manual do pescador. Utiliza embarcações de médio e pequeno porte e equipamentos (petrechos) sem nenhuma sofisticação além de insumos utilizados adquiridos nos comércios locais.

Baseia-se nos conhecimentos dos pescadores, adquiridos em família transmitidos aos demais membros, pelos mais velhos da comunidade, ou pela interação com os companheiros de pescaria.

No Estado da Bahia a pesca é majoritariamente artesanal e/ou de subsistência, explorando ambientes próximos à costa, pois as embarcações e aparelhagens são feitas através de técnicas relativamente simples e sua produção tem como finalidade a obtenção de alimento, sendo total ou parcialmente destinada ao mercado.

Da pauta da reunião do Diretor-Técnico Bahia Pesca (de camisa branca) e sua equipe com o vereador Cássio da Pesca e Rosilene Porto, presidente da APEMMAR e demais diretores, constou o planejando de programas, atividades e projetos articulados às dimensões econômica, social, ambiental e geográfica, visando o desenvolvimento da atividade no Estado.

Por Alberval Figueirêdo

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

Nesta quarta-feira, 30 de abril, a Caixa paga a primeira parcela do...

Na manhã desta segunda-feira (27), uma pessoa morreu, depois que o veículo...

A Prefeitura Municipal de Valença, através da Secretaria de Turismo, participou do...

Na madrugada deste sábado (17), um ônibus tombou e 23 pessoas ficaram...

Confira todas as categorias