Fábio Ribeiro de Jesus, morreu soterrado, na quarta-feira (17), em uma mina de ouro subterrânea, na cidade de Jacobina. Ele morava no município e deixa dois filhos.
Segundo a empresa Jacobina Mineração Pan American Silver, realizava uma atividade de desmonte no subsolo quando ficou soterrado. O Corpo de Bombeiros de Jacobina foi acionado para iniciar as buscas por Fábio. Quatro militares participaram da operação, que durou cerca de duas horas.
Conforme os bombeiros, o cumprimento dos protocolos de segurança da empresa, a distância da mineradora até a sede da corporação e o fato de a vítima estar totalmente soterrada dificultaram o trabalho de resgate.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou a morte de Fábio. Após o resgate, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e removeu o corpo, que foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Jacobina, para passar por necropsia.
Não há informações sobre velório e sepultamento.
Em nota, a Jacobina Mineração Pan American Silver lamentou a morte de Fábio, disse estar prestando apoio à família e garantiu que irá investigar as causas do acidente, reforçando medidas preventivas para evitar que situações semelhantes ocorram.
O Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA) abriu um inquérito para apurar as circunstâncias da morte de Fábio.