O Ministério da Educação (MEC) adiou para esta segunda-feira (27) a divulgação lista de aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Os nomes estavam previstos para sair no domingo (26). No entanto, a plataforma apresentou instabilidade — motivando o atraso em relação ao cronograma oficial. O MEC não informou que horas sairá o resultado.
O Sisu é uma das principais formas de ingresso para instituições públicas de ensino superior no Brasil.
A edição do primeiro semestre de 2025 vai ofertar mais de 260 mil vagas para cursos de graduação em instituições públicas do país Para participar do processo seletivo é preciso ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 e não ter zerado na redação.
Todos os candidatos serão classificados, primeiramente, na modalidade de ampla concorrência, conforme desempenho no Enem.
Em seguida, é prevista a reserva de vagas, seguindo os critérios atualizados da Lei de Cotas.
O objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos demandantes de política afirmativa para acesso ao ensino superior.
A oferta de vagas reservadas observará a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas.