Após repercussão, governo Jerônimo retira nomeação de ex-detento

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) informou que a nomeação de Sátiro Cerqueira Júnior ao cargo de diretor do Presídio Salvador foi tornada sem efeito na edição desta quinta-feira (5) do Diário Oficial do Estado (DOE). A nomeação de Sátiro, que responde em liberdade por uma acusação de tentativa de homicídio e já esteve preso no próprio Presídio Salvador, foi criticada por servidores penitenciários e contestada por pelo menos um parlamentar baiano.

Servidor da Seap desde 2015, Sátiro Cerqueira teve sua nomeação questionada após a revelação de que responde a uma denúncia formal por tentativa de homicídio qualificado. O episódio que motivou o processo ocorreu em agosto de 2019, quando ele foi preso em flagrante sob a acusação de atirar contra um vizinho durante uma discussão sobre o volume do som, no bairro de Fazenda Grande do Retiro, em Salvador.

A nomeação foi criticada pela associação, que afirmou que a medida “fere os princípios da moralidade e impessoalidade” e representa “uma afronta direta à categoria e à população baiana”. O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) também entrou na Justiça afirmando que a nomeação poderia ser ilegal, já que o cargo exige “idoneidade moral”, incluindo boa reputação e ausência de antecedentes criminais.

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

O projeto “Conectados: Explorando os Efeitos das Telas na Saúde Mental Juvenil”,...

Uma menina de 9 meses morreu após contrair coqueluche na cidade de...

A Fundação Cultural do Estado da Bahia estará nesse mês de outubro...

Nesta sexta-feira (23), o Terminal de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica,...

Confira todas as categorias
BRASILEIRÃO 2025
Campeonato Brasileiro Classificação 2025