Após repercussão, governo Jerônimo retira nomeação de ex-detento

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) informou que a nomeação de Sátiro Cerqueira Júnior ao cargo de diretor do Presídio Salvador foi tornada sem efeito na edição desta quinta-feira (5) do Diário Oficial do Estado (DOE). A nomeação de Sátiro, que responde em liberdade por uma acusação de tentativa de homicídio e já esteve preso no próprio Presídio Salvador, foi criticada por servidores penitenciários e contestada por pelo menos um parlamentar baiano.

Servidor da Seap desde 2015, Sátiro Cerqueira teve sua nomeação questionada após a revelação de que responde a uma denúncia formal por tentativa de homicídio qualificado. O episódio que motivou o processo ocorreu em agosto de 2019, quando ele foi preso em flagrante sob a acusação de atirar contra um vizinho durante uma discussão sobre o volume do som, no bairro de Fazenda Grande do Retiro, em Salvador.

A nomeação foi criticada pela associação, que afirmou que a medida “fere os princípios da moralidade e impessoalidade” e representa “uma afronta direta à categoria e à população baiana”. O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) também entrou na Justiça afirmando que a nomeação poderia ser ilegal, já que o cargo exige “idoneidade moral”, incluindo boa reputação e ausência de antecedentes criminais.

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

O Terminal de São Joaquim, do sistema Ferry-Boat, está com uma enorme...

Os trabalhadores com contas no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de...

Uma frigideira com óleo que esquecida por MC Bin Laden no fogão...

Confira todas as categorias