Bahia lança sistema de emissão da nova identidade

A partir desta terça-feira (9), a Bahia passa a emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN), em fase piloto, nos postos Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Salvador Shopping e de Pituaçu. O governador Jerônimo Rodrigues, que demonstrou ontem nas redes sociais o passo a passo do cidadão para a aquisição do documento, estará presente nesta manhã no SAC do Terminal Pituaçu para solenidade que marca o início do serviço na capital baiana.

Através das redes sociais, Jerônimo afirmou que a nova CIN é um passo importante para a padronização documental no país. “Estamos trabalhando para que logo possamos ampliar esse serviço para todo o estado”, afirmou o gestor.

A primeira via do documento, que possui validade em todo o território nacional, será gratuita para todos os cidadãos e poderá ser solicitada pelo site ou aplicativo ba.gov.br. Ainda segundo o governo do estado, a CIN será emitida pelo Departamento de Polícia Técnica, através do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), e terá um número unificado com o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Como aponta Fábio Santos, coordenador Secretaria de Segurança Pública (SSP) do SAC, a CIN acompanha uma série de avanços no tocante à segurança e cidadania, pois unifica dados e segue padrões internacionais, além de possuir o código MRZ – o mesmo do passaporte, que permite a entrada em países do Mercosul com maior facilidade.

A meta do governo federal é emitir a nova carteira para toda a população até 2026 e o novo documento terá validade de acordo com a faixa etária do cidadão: 5 anos para crianças de zero a 12 anos incompletos; 10 anos para pessoas de 12 a 60 anos incompletos; e validade indeterminada para quem tem acima de 60 anos. O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos esclareceu à Agência Gov outras dúvidas sobre o tema.

O que muda com a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)?

Tem duas principais vantagens. Uma é que o cidadão vai ter só um número de identificação, o CPF. Isso deixa o documento mais seguro para o governo, que ele tem certeza que aquele cidadão é ele mesmo. E é mais prático para todas as pessoas que não têm de usar vários números para se identificar. Além disso, a carteira vem com um QR Code que permite a checagem de todos os dados do cidadão.

Documentos de identificação com foto, como CNH e RG, continuam valendo?

Sim, continuam valendo, mas a nova Carteira de Identidade vai poder concentrar todos eles em sua versão on-line, no celular. Os documentos vão estar no aplicativo GOV.Br e poderão ser verificados pelo QR Code da nova carteira. O atual modelo de Registro Geral (RG) tem validade até 2032.

É possível realizar esse processo virtualmente ou apenas presencialmente?

A Carteira de Identidade Nacional continuará sendo emitida pelos estados, pelos seus institutos de identificação, da mesma forma que ocorre atualmente. Hoje, o cidadão precisa agendar um horário presencial para a emissão do novo documento nestes institutos.

Como o Ministério pretende assegurar a proteção dos dados dos cidadãos?

A Nova Carteira de Identidade é o documento mais seguro do Brasil e um dos mais seguros do mundo. Ela possui elementos fáceis para verificação de autenticidade e QR Code, que poderá ser lido por celular, possibilitando a qualquer cidadão verificar, inclusive, se a Carteira foi furtada ou extraviada.

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

No momento em que os preços do cacau se recuperam no mercado...

Confira as Indicações apresentada pelo vereador Cássio Pereira dos Santos (vice-presidente) durante...

Um homem identificado como João Francisco dos Santos Neto foi morto pelo...

Durante uma viagem de uma semana com amigos em Kiowa, Colorado, EUA,...

Confira todas as categorias