A Biblioteca Municipal Ruy Barbosa comemorou, nesta quarta-feira (19), seus 83 anos de história com o tradicional evento Café com Prosa, realizado no anexo do Centro de Cultura Olívia Barradas, no bairro da Graça. A celebração reuniu artistas, escritores, representantes da comunidade e contou com a presença do prefeito Marcos Medrado, que destacou a importância da preservação da memória e do incentivo à leitura no município.
O encontro contou com uma programação diversificada e marcada por homenagens especiais. Personalidades que contribuem para o fortalecimento da cultura e da literatura local receberam o troféu “Abraço Amigo”, símbolo de reconhecimento.
A coordenadora da Biblioteca Municipal Ruy Barbosa, Lúcia Araújo, enfatizou a importância do equipamento público para a formação dos valencianos e comemorou mais um ano de atuação. Ela lembrou que, desde 2016, a data vem sendo celebrada com destaque e resgatou o reconhecimento recebido pela instituição.
Em 2025, a Fundação Pedro Calmon, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Bahia, parabenizou a biblioteca pelas “boas práticas desenvolvidas e pelo papel social de excelência”, um motivo de orgulho para o município.
Durante a cerimônia, o secretário Gerson Guimarães, um dos homenageados da noite, reforçou o valor da biblioteca como espaço de conhecimento, leitura e inclusão, além de destacar o papel fundamental da educação na transformação de vidas.
A comemoração também foi marcada pela doação de um acervo especial feita pela ex-secretária de Meio Ambiente, Claudia Silva. A coleção reúne cópias de antigos jornais que registram episódios importantes da história da cidade e que, agora, passarão a integrar o acervo da biblioteca, ampliando as fontes de pesquisa para estudantes, historiadores e pesquisadores locais. O material ficará disponível ao público.
Encerrando as comemorações, os convidados puderam apreciar música ao vivo e uma mesa decorada com aperitivos, mantendo o clima acolhedor que marcou a celebração dos 83 anos de um dos espaços mais importantes de Valença.
Segundo o prefeito, “valorizar a história e incentivar a leitura é fundamental para o futuro que queremos construir e em breve a educação de Valença será referência para outras cidades.”
SECOM | Prefeitura Municipal de Valença


