CAIU NO GOLPE DO INSS? Saiba como pedir seu dinheiro de volta

Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos nos seus benefícios do INSS podem solicitar o ressarcimento.

A fraude bilionária veio à tona após a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deflagrarem, nesta quarta-feira (23), a Operação Sem Desconto.

Segundo as investigações, cerca de R$ 6,3 bilhões foram descontados dos segurados entre 2019 e 2024. O dinheiro era repassado a associações e sindicatos que, muitas vezes, faziam a cobrança sem autorização dos beneficiários.

O escândalo provocou a exoneração do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, além do afastamento de outros cinco servidores suspeitos de envolvimento nas irregularidades.

Como pedir o ressarcimento:

O primeiro passo é registrar a queixa na Ouvidoria do INSS. Depois, é importante entrar em contato com a entidade responsável pelo desconto — o número de telefone aparece no contracheque. Caso não consiga resolver diretamente, o INSS pode ajudar na intermediação.

Por fim, o beneficiário deve formalizar o pedido de devolução pela plataforma Meu INSS ou pessoalmente, com agendamento em uma agência.

As investigações apontam que os descontos eram justificados como pagamento por supostos serviços como auxílio funerário, assistência odontológica e colônias de férias. Muitos beneficiários, no entanto, nunca autorizaram essas cobranças.

Conforme o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, os envolvidos possuem patrimônio suficiente para indenizar as vítimas. “As empresas e pessoas envolvidas no esquema possuem patrimônio que pode ser utilizado para ressarcir as vítimas”, afirmou.

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

Uma cantora sertaneja de 34 anos morreu ao capotar o carro na...

O Banco do Brasil anunciou recentemente a prorrogação do seu edital para...

Uma mulher denunciou, na manhã desta sexta-feira (9), ter sido estuprada no...

A 60ª CIPM/Gandu, recuperou na manhã do último domingo, dia 16 de...

Confira todas as categorias