Campus Valença oferta 30 vagas na Especialização em Meio Ambiente e Agroecologia

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Valença publicou um edital de processo seletivo para a especialização em Meio Ambiente e Agroecologia, com ingresso para 2025.

As inscrições são gratuitas, ocorrem de 16 de setembro a 18 de outubro e deverão ser feitas através do preenchimento do formulário de inscrição, disponível no edital, junto com envio da documentação completa para o email: [email protected], até as 24h do último dia de inscrição. O candidato deverá enviar os documentos em um arquivo único, formato PDF e com tamanho máximo do arquivo 7 Mb (Megabytes).

O curso tem como objetivo geral a qualificação de profissionais, conferindo competências para a avaliação crítica, intervenção e resolução de problemas socioeconômicos e ambientais.

O público-alvo é constituído por graduados em curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), em qualquer área do conhecimento e que trabalham ou possuem interesse em atuar na área de Meio Ambiente e Agroecologia.

No total, serão ofertadas 30 vagas distribuídas da seguinte forma:

22 vagas para ampla concorrência;

06 vagas para candidatos pretos, pardos e indígenas;

02 vagas para pessoas com deficiências.

As aulas serão realizadas presencialmente no IF Baiano – Campus Valença, localizado na Rua Glicério Tavares , S/N, Bate Quente, Valença BA. CEP.: 45400-000. Mas poderão ocorrer em outros espaços previamente planejados na forma de visitas técnicas ou atividades similares.

A carga horária do curso é de 360 horas, distribuídas ao longo de 24 meses (2 anos). A previsão para o início das aulas é dia 10 de março de 2025 e serão ministradas às segundas-feiras (noturno), terças-feiras (matutino e vespertino) e finais de semana a combinar. As datas dos encontros presenciais poderão sofrer modificações de acordo com as necessidades institucionais do IF Baiano.

A seleção dos candidatos com inscrição homologada será realizada considerando a avaliação do Currículo Lattes conforme barema disponível no edital.

Os objetivos específicos do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Meio Ambiente e Agroecologia são:

I. Capacitar os futuros profissionais para o planejamento, a pesquisa e a utilização de processos e técnicas adequados à solução de problemas relacionados ao desenvolvimento rural sustentável;

II. Realizar pesquisas e estudos que contribuam para o resgate das experiências e dos conhecimentos dos agricultores e para a geração e a validação de tecnologias adaptadas à realidade da agricultura familiar de base agroecológica;

III. Proporcionar a formação de profissionais capazes de trabalhar questões relacionadas ao desenvolvimento econômico, social e ambiental, com foco especial na redução da pobreza e das desigualdades sociais.

Para informações mais detalhadas, confira o edital.

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

Uma jovem de 19 anos morreu depois de sofrer afogamento no rio...

O ex-secretário de Administração de Belmonte, Helton Matos de Menezes, foi sequestrado...

Na manhã desta terça-feira (13), a Prefeitura de Teolândia esclareceu que não...

Ex-integrante reality A Fazenda 9 e do MasterChef Brasil 2, Aritana Vaccari...

Confira todas as categorias