Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres ratifica ações da prefeitura de Valença

A Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, realizada em Salvador, entre os dias 28 e 29 de agosto, ratificou o caminho da prefeitura de Valença em atendimento à pauta.

Hoje o município tem um Organismo de Politicas para as Mulheres (OPM), e, conforme o regimento da Conferência, tem vaga garantida na etapa nacional, que ocorrerá em Brasília.

Isso se dá devido à instalação da Secretaria de Políticas para as Mulheres e Reparação Social (SEMPRE), e a reativação do Conselho de Direitos das Mulheres (COMDIM), após dez anos.

Já na etapa estadual foram 11 delegadas representando a cidade, e Vanessa Guedes foi eleita delegada para a etapa nacional representando o COMDIM.

O próximo passo na estruturação das políticas é a implementação de um fundo municipal, dotado de percentual direto do orçamento local, e captação por meio de recursos federais e estaduais, a exemplo de emendas parlamentares.

A secretária da SEMPRE, Flor Andrade, destaca que “a partir da escuta das Conferências vamos definir diretrizes que irão nortear a construção de um Plano Municipal”.

Flor Andrade contextualiza a conferência como chave para o protagonismo das mulheres nas decisões e formulação de políticas públicas a fim de fortalecer uma democracia sob constante ameaça.

SECOM | Prefeitura Municipal de Valença

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

Uma mulher de 38 anos morreu depois que o motorista da caminhonete...

Uma grande caminhada pelas ruas do centro na manhã desta sexta (7),...

O campeão olímpico Tande sofreu um infarto no último fim de semana....

Uma mulher foi presa por suspeita por suspeita de estupro de vulnerável...

Confira todas as categorias
BRASILEIRÃO 2025
Campeonato Brasileiro Classificação 2025