Faleceu neste sábado (17) o deputado estadual Alan Sanches, do União Brasil, vítima de um infarto fulminante, no final da manhã de hoje, em sua residência.
Médico pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), se especializou na área de ortopedia.
Na ALBA, ocupava atualmente o cargo de líder da oposição e se preparava para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas próximas eleições.
Alan Sanches exercia o seu quarto mandato como deputado estadual – a primeira eleição para o parlamento foi em 2011 – embora iniciasse a sua trajetória eleitoral como vereador em Salvador a partir de 2005. Reeleito, não cumpriu esse segundo mandato até o fim, pois renunciou para ingressar na Assembleia.
A presidente da ALBA, Ivana Bastos decretou luto oficial de 3 dias e disse que a Bahia está de luto, diante da grande perda para a política baiana e brasileira, rogando a Deus que conforte o coração de seus familiares, amigos e de todos que tiveram o privilégio de conviver com ele – agora submetidos a essa dor tão profunda.
Foram inúmeras as manifestações de pesar de parlamentares, vereadores e lideranças políticas de toda a Bahia, chocados com a interrupção de sua vida em pleno vigor – na última quinta-feira ele marcou, como sempre o fazia, presença na lavagem do Bonfim fazendo todo o percurso até o adro da igreja. As manifestações de condolências dirigidas a seus familiares foram supra partidárias, dado o seu jeito urbano de fazer política, jamais tratando adversários como inimigos e procurando sempre discutir os temas de interesse da Bahia e dos baianos de forma elevada.
O governador Jerônimo Rodrigues emitiu nota de pesar, bem como o presidente da Câmara Municipal, Carlos Muniz e o seu partido, o União Brasil. Parlamentares, os órgãos que representam os servidores da ALBA, bem como prefeitos, lideranças e outras autoridades, destacando a humanidade que presidia a suas ações, a generosidade e a alegria de viver – bem como a dedicação absoluta ao mandato popular, a sua assiduidade e presença marcante na Assembleia que o credenciaram a ser escolhido pelos jornalistas credenciados no Comitê de Imprensa a premiá-lo como destaque parlamentar cinco vezes (2012, 2014, 2019, 2021 e 2024) recebendo ainda da imprensa especializada em 2022, o prêmio Rui Barbosa, como o melhor deputado da Legislatura.
Ocupará a cadeira deixada vaga pelo falecimento do deputado Alan Sanches o primeiro suplente de sua coligação, o ex-deputado Luciano Ribeiro, advogado, por duas vezes prefeito de Caculé e que cumpriu um mandato na Assembleia Legislativa de 2015/2019.
O velório será a partir das 17h deste sábado no Salão Nobre da Assembleia disponibilizado para a família pela deputada Ivana Bastos. O local do sepultamento será no Cemitério Jardim da Saudade, no Bairro de Brotas, neste domingo em horário ainda a ser confirmado.



