Em parceria com o Governo do Estado, prefeitura de Valença entrega novas Carteiras de Identidade Nacional a pescadores e marisqueiras

A Prefeitura de Valença, por meio da Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura (SEMPA), realizou nesta sexta-feira (19), um ato de entrega da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para pescadores e marisqueiras do município. O evento, realizado no espaço da secretaria, contou com a presença do prefeito Marcos Medrado, secretários e autoridades locais.

A nova CIN é um documento indispensável para que a categoria cumpra as exigências do Decreto 12.527/2025, que estabelece as novas normas para o acesso ao Seguro Defeso. Além disso, a carteira é fundamental para garantir que os profissionais acessem diversas políticas públicas do Governo Federal e benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-maternidade e auxílio-doença.

A secretária de Pesca e Aquicultura, Cristiane Oiticica, destacou a importância do momento para a comunidade. “Este documento é uma chave que abre portas para a cidadania e para um futuro com mais segurança para nossos pescadores e marisqueiras. Nosso trabalho na SEMPA é garantir que eles tenham as ferramentas necessárias para prosperar, e a nova identidade é um passo fundamental nesse processo”, disse.

Durante o evento, o prefeito Marcos Medrado ressaltou o compromisso da gestão com os trabalhadores da pesca. “Estamos garantindo que nossos pescadores e marisqueiras tenham seus direitos assegurados. A nova identidade, com a tecnologia de biometria, é a porta de entrada para políticas públicas essenciais”, finalizou.

Na oportunidade, o prefeito anunciou que 16 novos barcos motorizados serão entregues à SEMPA para serem redirecionados aos pescadores artesanais que estiverem em posse da nova carteira de identidade, reforçando a importância da regularização.

A iniciativa, que entregou cerca de 100 documentos nesta etapa, é uma realização da Prefeitura de Valença, através da SEMPA, e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da SETRE (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte), do SineBahia e do Instituto Pedro Melo. A SEMPA reforça o requerimento da CIN o quanto antes e orienta que, após a retirada, o documento não deve ser plastificado.

SECOM | Prefeitura Municipal de Valença

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

Um erro judicial levou Francisca Alves Feitosa dos Santos, de 77 anos,...

Um galho de uma árvore palmeira imperial desabou sobre um carro e...

Na manhã desta quarta-feira (1º), uma menina de 6 anos foi baleada...

Confira todas as categorias