Estudante recebe autorização judicial para fazer cultivo de cannabis

Um estudante de Conceição do Coité, recebeu autorização judicial para fazer o cultivo da cannabis com finalidade medicinal.

Segundo a Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA), a decisão tem o objetivo de garantir um tratamento para as questões de saúde mental apresentadas pelo jovem, como ansiedade, depressão e insônia.

Com a decisão, proferida na segunda-feira (15), mas divulgada na quinta (18), o estudante poderá plantar, cultivar e ter plantas de Cannabis Sativa e Cannabis Indica e seus substratos, em quantidade necessária para a produção de óleo terapêutico, exclusivamente na casa onde mora.

No ano passado, o beneficiário da decisão foi internado em uma clínica psiquiátrica por causa do quadro de saúde mental.

De acordo com os relatórios médicos apresentados no processo, o tratamento convencional que ele fazia tinha “resposta terapêutica insatisfatória e/ou intolerância aos efeitos colaterais”. Mesmo fazendo uso de medicamento convencional, o jovem seguia apresentando os sintomas de ansiedade e insônia.

Ele tinha autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para importação de um medicamento à base de canabidiol que custa em torno de R$ 2 mil, por mês. No entanto, buscou auxílio da Defensoria, porque não tinha condições financeiras para a compra.

No ano passado, foi apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) um projeto de lei que propõe a criação de política estadual de fornecimento gratuito de medicamentos de derivado vegetal à base de canabidiol. Diversos municípios, a exemplo de Salvador, já têm sancionadas leis que garantem a distribuição gratuita de cannabis medicinal no SUS.

Na América Latina, o uso da maconha e os componentes para fins farmacológicos é regulamentado no Chile, Colômbia e Uruguai.

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

Um homem de 27 anos, identificado como Lázaro Souza Mendes, foi brutalmente...

A Secretaria de Promoção Social, através do Cras Jacaré realizou nesta terça-feira...

Um crime bárbaro chocou a comunidade de Canindé, no interior do Ceará....

Na manhã desta terça-feira(18), a Secretaria de Juventude e Esporte promoveu uma...

Confira todas as categorias