Ex-prefeito de Aratuípe é condenado e fica inelegível por cinco anos

O ex-prefeito de Aratuípe, Antônio Miranda Silva Júnior, conhecido como Sinho Canário, foi condenado pela Justiça Federal a oito anos e sete meses de prisão e está impedido de disputar eleições por cinco anos.

Ele é réu na ação penal movida pelo Ministério Público Federal (MPF) no âmbito da Operação Carcará, instaurada para apurar um esquema de simulação de licitações, corrupção e desvio de recursos públicos.

Sinho Canário já foi preso em 2010, enquanto era prefeito, durante uma ação da Polícia Federal nessa mesma investigação.

Na decisão mais recente, o juiz federal da 17ª Vara Federal Criminal, Ailton Schramm de Rocha, determina que além da inelegibilidade, o ex-prefeito Sinho está proibido de ocupar cargos ou funções públicas, seja por meio eletivo ou por nomeação.

A sentença diz ainda que, junto com os demais réus do processo, o ex-prefeito terá que devolver R$ 624 mil para reparar os danos causados aos cofres públicos.

A decisão do magistrado federal destaca também que a acusação formulada pelo MPF “aponta que os acusados eram integrantes de quadrilha especializada em ‘lotear’ municípios da Bahia com o objetivo de realizarem procedimentos licitatórios de ‘fachada’, frustrando o caráter competitivo dos certames por meio de prévia escolha das empresas que se sagrariam vencedoras das licitações, bem como, constata-se que as adjudicações eram promovidas mediantes o pagamento de propina”.

Prefeito por três ocasiões (2005-2008; 2009-2012 e 2017-2020), Sinho cogitava voltar a disputar o comando municipal de Aratuípe este ano, embora tenha fixado residência em Salvador. Ele é aliado do deputado estadual Rogério Andrade (MDB).

Aratuon*

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

Um avião de pequeno porte caiu na manhã deste domingo (28) no...

Uma mulher de 33 anos denuncia ter sido estuprada por 12 homens,...

Na noite desta terça-feira (05), a (PRF) apreendeu uma carga de madeira...

Um caminhão boiadeiro tombou nesta manhã de quarta-feira (12), na estrada de...

Confira todas as categorias