Ex-vereador de Salvador é condenado a mais de três anos de prisão

A pedido do Ministério Público do Estado da Bahia, a Justiça condenou o ex-vereador Henrique Santana Carballal a três anos e nove meses de prisão, além de 18 dias-multa. Ele foi denunciado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em março de 2013. Na sentença, a juíza Virgínia Silveira Wanderley dos Santos Vieira determinou o valor de cada dia-multa em cinco vezes o salário mínimo vigente à época do fato. O réu cumprirá a pena em regime aberto.

A Justiça também condenou Alex Emanoel da Silva, chefe de gabinete do ex-vereador,  uma pena de três anos, um mês e 15 dias de prisão, além de 16 dias-multa. Ele foi apontado como responsável pela arrecadação e repasse dos valores desviados.

De acordo com a denúncia do Gaeco, de março de 2013, o denunciado, entre os anos de 2009 e 2010, enquanto exercia o mandato de vereador em Salvador, teria se apossado de vencimentos, total ou parcialmente, dos seus 19 assessores. Além disso, ele teria nomeado alguns assessores que não trabalhavam, com o único objetivo de se apropriar dos seus vencimentos.

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

A Prefeitura de Jequié lançou, neste domingo (1º), a programação do Natal...

Lucas Santos de Souza do Nascimento foi preso na tarde desta sexta-feira...

O SineBahia, divulgou 01 oportunidade de emprego oferecida nesta terça-feira (02), na...

Policiais rodoviários federais recuperaram na manhã desta quarta-feira (19), em Santo Antônio...

Confira todas as categorias
BRASILEIRÃO 2025
Campeonato Brasileiro Classificação 2025