A Polícia Civil da Bahia, através da Delegacia Territorial de Valença e da 5ª COORPIN, desvendou um esquema milionário de furto mediante fraude (art. 155, §4º, II – CPB) que teria causado um prejuízo de mais de R$ 2 MILHÕES à Santa Casa de Misericórdia de Valença, referência na área da saúde da região.
O principal suspeito é o ex-coordenador de RH da instituição, que, segundo as investigações, manipulava os próprios salários, inserindo dados falsos no sistema da folha de pagamento desde 2018. Só em 2024, ele teria embolsado indevidamente R$ 267.517,37.
A fraude veio à tona no dia 6 de março de 2025, graças à atenção de uma funcionária do setor financeiro.
A partir daí, a direção da Santa Casa contratou uma auditoria independente, cujos relatórios reforçaram os indícios contra o investigado.
O golpe pode ter envolvido outras pessoas, já que valores também foram transferidos para contas bancárias de terceiros ligadas ao acusado.
A prisão preventiva foi decretada e, após estar foragido, ele foi capturado no dia 29 de junho pela Polícia Militar em Caucaia, no Ceará, e será transferido para Valença.
As investigações continuam para apurar todo o valor desviado e identificar todos os envolvidos.
Confira a reportagem do Avisalogo