A prefeitura concluiu nesta segunda (26), o curso de clonagem de cacau para mulheres. Durante 2 dias, cerca de 15 participantes apreenderam técnicas, com aulas práticas e teóricas no campo, como garantir para uma boa produção e preservação da planta.
Os cursos foram divididos em duas turmas e promovidos através da Diretoria Municipal da Mulher e da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Senar. Nesta quinta e sexta, começa o curso de poda do cacaueiro, também voltado às atividades no campo. O lançamento acontece no auditório do Colégio Ceres Libânio.
A Diretoria das Mulheres também está promovendo cursos profissionalizantes nas áreas de construção civil, com vagas para pedreiras e eletricistas e na área de gastronomia, vagas para cozinheiras industriais. Para esses cursos serão 10 dias de aulas teóricas e 30 dias de práticas, com turmas divididas nos períodos matutino, vespertino e noturno.
Os cursos têm o objetivo de capacitar e profissionalizar as mulheres, oferecendo oportunidades no mercado de trabalho, garantindo renda e independência financeira. Atualmente tramita um projeto de Lei na Câmara que obriga as empresas prestadoras de serviço ao município, por meio de licitação, à contratação de pelo menos 30% de mulheres em seus quadros de funcionários.