Gandu: Secretaria da Agricultura realiza ação do Sistema Campo Limpo

A Secretaria Municipal da Agricultura está realizando em parceria com a Arisba (Associação dos Revendedores de Insumos Agrícolas do Sul da Bahia) e o Inpev (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) uma ação ligada ao Sistema Campo Limpo, programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas.

O programa criado em 2002 tem como objetivo assegurar a destinação ambientalmente correta de cerca de 93% das embalagens plásticas primárias (que entram em contato direto com o produto) e 80% do total de embalagens vazias de defensivos agrícolas comercializadas.

Com o tema: “Chegou a hora de devolver as embalagens vazias de agrotóxicos”, a ação estima receber cerca de 1 tonelada do produto em Gandu e região. Uma equipe da Arisba, com sede na rodovia BR 415 Ilhéus-Itabuna, iniciou nesta quinta (25) e vai até este sábado (27) ao meio dia, o recolhimento das embalagens vazias de agrotóxicos na sede da Secretaria da Agricultura, Parque Turístico, centro.

De acordo com a Arisba, o produtor rural tem um ano para devolver as embalagens vazias de agrotóxicos após o uso do produto. O agricultor que desobedecer a lei pode ser notificado e multado pelos órgãos fiscalizadores, como a ADAB ou INEMA. Gandu é a primeira cidade da região sul e baixo sul a receber o programa Sistema Campo Limpo de forma itinerante, neste ano de 2024.

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

Pelo menos 17 crianças foram atacadas por um enxame de abelhas, nesta...

Tatuí Da Pesca (MDB), candidato a vereador de Valença, ficou indignado após...

Na tarde desta quinta-feira (22), equipes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e...

Confira todas as categorias