HJBA E IPAS – NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A diretoria do Hospital João Batista Assis, unidade de saúde do município de Gandu/BA, gerida pela IPAS – Irmandade de Promoção à Assistência Social e Saúde, manifesta sua solidariedade e profundo pesar à família enlutada e vem a público prestar esclarecimentos sobre o óbito neonatal ocorrido em 02 de julho de 2025.

A paciente foi acolhida pela equipe da unidade para procedimento obstétrico, tendo passado por avaliação obstétrica e sido assistida conforme os protocolos estabelecidos.

Todos os cuidados pré-operatórios, anestésicos e cirúrgicos foram conduzidos com base nas diretrizes técnicas vigentes e sob acompanhamento da equipe multiprofissional.

Durante a realização do parto, após indução anestésica, a gestante apresentou um quadro súbito e grave de descompensação hemodinâmica, exigindo intervenção médica imediata e intensiva.

Apesar de todos os esforços da equipe multiprofissional, inclusive com o suporte de recursos avançados de emergência obstétrica e neonatal infelizmente o feto evoluiu a óbito.

Reiteramos que todos os protocolos de atendimento obstétrico e neonatal de emergência foram rigorosamente seguidos, com foco total na preservação da vida da genitora e do bebê.

O Hospital João Batista Assis dispõe de equipe médica em regime de plantão 24 horas, além de dispor em sua equipe de cirurgiões e obstetras que atuam na unidade nos serviços de cirurgias eletivas, incluindo partos e cirurgias, além de equipe de enfermagem e suporte multiprofissional comprometido com a humanização e a qualidade do cuidado.

A direção da unidade e a IPAS reafirmam seu compromisso com a transparência, a ética e o respeito à vida, e seguem à disposição para prestar apoio assistencial e psicossocial à família, com o devido acolhimento nesse momento de dor.

A IPAS solidariza-se profundamente com a família neste momento de dor e reafirma seu compromisso com a transparência, ética e a qualidade da assistência prestada.

Gandu – BA, 03 de julho de 2025

Hospital João Batista Assis

Ipas – Irmandade de Promoção à Assistência Social e Saúde

Veja mais publicações semelhantes
Leia mais

O atual prefeito de Gandu, Léo de Neco, e a prefeita eleita,...

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) iniciou a convocação de mesários...

Jequié registrou mais um homicídio na noite desta terça-feira (10), marcando o...

Tâmara Rafaela não resistiu na tarde deste sábado (3). Ela estava internada...

Confira todas as categorias