Na manhã desta quarta-feira (26), moradores do bairro Baixa Fria, no município de Nilo Peçanha, no Baixo Sul da Bahia, interditaram a BA-001 na entrada da cidade, próximo ao entroncamento para Cairu.
O protesto, que começou por volta das 6h30, já dura quase três horas e tem causado transtornos para quem precisa trafegar na região.
Os manifestantes utilizaram pneus e pedaços de madeira em chamas para bloquear a rodovia nos dois sentidos. Segundo os moradores, a mobilização é um ato de protesto contra a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que, até o momento, não apresentou uma solução viável para a frequente falta d’água na comunidade.
De acordo com um dos moradores, sua residência está sem abastecimento há cerca de três meses, tornando a situação insustentável.
Até às 9h20, a pista permanecia bloqueada, e apenas veículos de serviços essenciais, como ambulâncias e transporte de pacientes para Tratamento Fora do Domicílio (TFD), tinham a passagem liberada pelos manifestantes. Nenhum representante da Embasa compareceu ao local para dialogar com os manifestantes.
A PM ainda não marcou presença na mobilização. Enquanto isso, o bloqueio da BA-001 segue causando impactos na rotina dos motoristas e passageiros que dependem da rodovia. Muitos estão retornando nos sentidos Ituberá e Taperoá.
A população do bairro Baixa Fria cobra uma resposta urgente da Embasa para solucionar o problema de abastecimento de água, que tem afetado centenas de famílias no Bairro.
Nota da Embasa
Sobre o abastecimento na localidade de Baixa Fria, em Nilo Peçanha, a Embasa informa que o fornecimento de água está em processo gradativo de retomada desde a noite de ontem (25) depois de concluído reparo emergencial em adutora de água bruta. Além disto, a empresa está trabalhando na retirada de furtos de água que tem prejudicado de forma recorrente o abastecimento e na implantação de uma nova linha de distribuição para aumentar a oferta de água para a localidade. As medidas vão permitir maior regularidade e retomada mais rápida em casos de eventuais paradas do sistema de abastecimento.
Portal Baixo Sul.